Sete horas de cirurgia

Em Roma, médicos retiram tumor de 30kg de paciente

­

Uma operação extraordinária foi realizada pelos médicos do Instituto Nacional de Tumores Regina Elena, que fica em Roma: os especialistas retiraram um tumor de 30 quilos do corpo de uma mulher, de cidadania europeia.

Segundo a equipe médica, a idosa de 65 anos passou por uma cirurgia de sete horas na Itália porque nenhum centro cirúrgico de seu país ­natal, que não foi revelado, quis fazer a operação. Ela recebeu alta neste final de semana após ficar internada por duas semanas para recuperação.

A mulher é mãe de três filhos e apresentava ser muito saudável até abril deste ano, quando seguidos episódios de vômito e de aumento do volume do abdômen começaram a se repetir e elevaram seu peso para 90 quilos. Os exames realizados em sua cidade revelaram a presença de um tumor do tipo lipossarcoma, que nasce nas células de gorduras mais profundas.

No caso dessa paciente, informou o Instituto, se tratava de um lipossarcoma gigante de retroperitônio, que estava localizado entre o peritônio parietal e os músculos que ficam na parede abdominal posterior. Considerando as dimensões enormes dessa lesão, nenhum hospital contactado pela mulher aceitou fazer a cirurgia.

Voltar ao topo