Mudança de hábito

Boa ventilação no quarto ajuda no controle da asma

Entre as estratégias de prevenção e tratamento da asma está a identificação de fatores que contribuem para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, mudanças de hábitos em casa podem ajudar a controlar o problema. A tese de doutorado apresentada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) por Leandro Nicolás Marcó explica a importância de uma boa ventilação no quarto.

Segundo o trabalho intitulado “Ambiente y asma, ¿qué hay más allá de la alergia?”, uma ventilação adequada é importante no quarto de uma pessoa com asma por vários motivos, incluindo a troca de ar e a diminuição da umidade (das paredes, do piso, do teto e dos móveis). O estudo explica também que a ventilação afeta o crescimento de colônias de fungos e ácaros, bem como diminui a concentração de poluentes presentes no ar, entre outros determinantes da qualidade ambiental.

A tese explica que a ventilação do quarto pode ser conseguida por vários meios, sendo que o melhor é através de janelas ou, na falta destas, através da porta. O trabalho diz que vários fatores influenciam a ventilação eficaz de uma janela ou porta, como por exemplo sua orientação, presença e velocidade de ventos, bem como obstáculos nas suas proximidades.

De acordo com o estudo, a ventilação também pode ser conseguida através da ventilação forçada de condicionadores de ar. “Em casos de residências com condicionador de ar central, corre o risco de haver contaminação (microbiológica e química) dos seus dutos, que emitirá partículas ao ar. Além disso, os mecanismos de redução de umidade e geração de frio de aparelhos de ar condicionado podem produzir diferentes sintomas bronquiais em pessoas com hiperritabilidade das vias aéreas”, escreve o autor.

O texto explica ainda que o comportamento da família também influencia a ventilação, por exemplo, o tempo em que a família deixa as janelas e as portas abertas e qual o seu grau de abertura. Segundo o trabalho, geralmente, esse tempo é muito baixo em dias fríos, o que é um fator muito negativo para o desencadeamento do problema.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Voltar ao topo