Força na peruca

Musa Fitness mostra treino matador para ganhar músculos

Aline Barreto, uma das musas fitness de maior sucesso nas redes sociais( seguida por 900 mil seguidores no Instagram), ensina o seu treinamento. Campeã de dez títulos brasileiros de fisiculturismo, ela sempre treina até falhar. 

“Quem me acompanha sempre aqui sabe que normalmente meus treinos são até a falha concêntrica. Que significa o seu máximo. É simplesmente você continuar tentando executar mais uma repetição até não conseguir completar mais nenhuma”, explica a atleta.

O preparador físico Kaká, formado em Educação Física, é que treina Aline e explica o treinamento: “O meu treinador Kaká costuma falar que a falha concêntrica é o limitador da sua série e limitador do estímulo aplicado. Isso acontece quando o grau de fadiga muscular vai aumentando a cada repetição, consequentemente os números de unidades motoras vão diminuindo, com isso logicamente sua força também diminui e a sua musculatura consequentemente perderá o poder de contração muscular. Por isso que você não aguenta executar mais nenhuma repetição. É basicamente a incapacidade momentânea de continuar a se contrair, digo momentânea porque basta alguns segundos de recuperação para essa capacidade de contração continuar. Me explicou o meu treinador Kaká”.

E continua: “Meu treino sempre é ou bem próximo dela, o que vai mudando com frequência são os estímulos utilizados, que pode ser estímulo tensional, força Pura, resistência Muscular Localizada (RML), potência e hipertrofia. Quem determinada qual estímulo à ser utilizado sempre é o meu treinador”.

Apesar de explicar o seu treinamento, a atleta faz um alerta: “Falha concêntrica ou bem próximo dela é extremamente inadequado para iniciantes e também para quem está voltando aos treinamentos depois de um bom tempo parado. Falha concêntrica momentânea é para pessoas já treinadas”.

Voltar ao topo