Homens com disfunção erétil têm mais cnahces de serem hipertensos

Pesquisa da Lilly apresentada no 99º Encontro Anual da American Urological Association (AUA) revelou que homens com disfunção erétil têm 38% mais chances de serem hipertensos, se comparados a homens saudáveis.

Segundo Dr. Peter Sun, coordenador da análise, há muito tempo especula-se que homem com disfunção erétil tem maior probabilidade de também possuir pressão alta, mas este é o primeiro estudo epistemológico que confirma essa associação, além de ser o primeiro a comparar a hipertensão em pacientes com e sem disfunção erétil.

“Devido à esta associação, é muito importante que o homem supere o preconceito de falar sobre disfunção erétil e procure um médico especialista. Detectar e tratar a hipertensão, uma doença silenciosa em muitos homens, pode ajudar a prevenir futuros problemas, como o infarto”, aconselha Dr. Peter Sun.

Disfunção erétil e hipertensão têm um fator em comum ? a constrição de vasos sangüíneos, indicando que a disfunção erétil pode ser um sinal para problemas de saúde maiores e mais sérios. A disfunção erétil é freqüentemente um dos primeiros sinais de má circulação sangüínea, enquanto a hipertensão é silenciosa e, na maioria das vezes, desconhecida pelo paciente. De acordo com a American Heart Association, um em quatro adultos na América do Norte tem pressão alta, com 33% dos homens atingidos. Sendo que daqueles com pressão alta, 30% não sabem que são hipertensos.

A disfunção erétil, que consiste na incapacidade de obter e manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, atinge aproximadamente 30 milhões de homens na América e cerca de 152 milhões em todo o mundo. “Graças à disponibilidade de mais opções de tratamento para disfunção erétil, um número crescente de homens está buscando ajuda para sua saúde sexual. Visitar um médico para tratar este problema é uma oportunidade perfeita para um exame completo, incluindo a hipertensão”, afirma Dr. Louis Kuritzky, da Universidade da Flórida.

Metodologia

Dr. Peter Sun, coordenador do estudo, confirmou a relação da disfunção erétil com hipertensão após comparar os bancos de dados de 51 planos de saúde dos Estados Unidos e homens sem disfunção erétil, de 1995 a 2002. A pesquisa teve como amostra aproximadamente 300 mil homens com disfunção erétil e 1 milhão e 600 mil homens saudáveis. Os dados revelam que 41,2% dos homens com problemas de ereção também são hipertensos, comparado aos 19,2% de homens hipertensos sem disfunção erétil.

Os pesquisadores analisaram os dados dos efeitos da disfunção erétil na probabilidade de ter hipertensão controlada com base na idade, regiões geográficas e problemas provenientes de tratamento de outras doenças (comorbidades). Ambos -pacientes com disfunção erétil e pacientes saudáveis – apresentaram graus diferentes de hipertensão, que foram calculados.

Voltar ao topo