Estudo do HC-SP revela eficácia da acupuntura

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo revela que a acupuntura auxilia no tratamento de dores na lombar, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A técnica milenar chinesa, quando associada ao tratamento convencional de lombargia, acelera o alívio das dores em curto prazo, de acordo com estudo do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, o estudo foi realizado com 60 pacientes, sendo que 28 deles receberam tratamento convencional e 32 tratamento convencional associado à acupuntura.

O tratamento convencional – uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias – nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes, segundo a secretaria. O estudo revela que, quando estas medidas são insuficientes, associar exercícios terapêuticos e acupuntura é decisivo na melhora.

“Após o termino das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor”, diz Amadera.

AE

Voltar ao topo