Condutas simples ajudam na boa cicatrização da pele lesionada

Pode ser um tombo leve, comum durante a infância, ou acidentes mais sérios como queimaduras e mordidas de animais. Independente da gravidade do ferimento, toda vez que a pele é lesionada, requer cuidados adequados. Caso contrário, o processo de recuperação será mais doloroso, o local machucado poderá sofrer prejuízos irreparáveis ? como a perda da mobilidade total ? além da nova pele nascer com até 50% menos qualidade que a original.

Segundo a enfermeira estomaterapeuta Gisele Regina Azevedo, docente da Faculdade de Enfermagem da PUCSP e diretora da Clínica Sinergia em Sorocaba (SP), a população leiga acredita que adotar determinados procedimentos é correto, quando na verdade prejudicam ? e muito – o processo de cicatrização. Um desses exemplos é a crença de que é bom deixar o machucado bem seco. ?Isso é um dos erros mais graves?, aponta Gisele. Outro ponto é o hábito de lavar os ferimentos com água fria no momento da troca dos curativos. ?Essa conduta retarda a recuperação do tecido em quase quatro horas?, revela. As famosas ?casquinhas? que se formam sobre os machucados é um sinal de que algo está errado. ?O ideal é que o local lesionado esteja úmido, com os tecidos apresentando coloração natural. As crostas secas significam que o lugar ressecou, não recebeu plena oxigenação de dentro para fora e, portanto, a regeneração se tornará mais lenta?.

Segundo Gisele Azevedo, para tratar adequadamente as feridas é preciso, antes de mais nada, compreender a função da pele. ?Esse tecido (a pele) serve para impedir a perda de líqüidos pelo organismo e como um instrumento de sensibilidade à dor cuja função é informar o cérebro das agressões externas?, explica. Assim, toda vez que se corta parte desse revestimento, abre-se uma porta sem que se tenha qualquer tipo de defesa natural como as existentes em outras entradas do corpo ? nariz, ouvidos, olhos, etc. ?Por isso, cada vez que se abre uma entrada não natural, precisa-se adotar certos cuidados?, diz. 

A cicatrização nada mais é que a formação de uma nova pele que ocorre através de um processo denominado  diferenciação celular. ?As células que se encontram no fundo do machucado tendem a se deslocar para a superfície com o objetivo de fechar a ruptura dos tecidos. Para subirem, as células vão se diferenciando, assumindo novas características na tentativa de se igualarem às demais?. Para que esse processo migratório ocorra satisfatoriamente, é preciso que o leito (parte da pele onde houve a lesão) da ferida esteja úmido. Esse é o primeiro cuidado. ?Nunca se pode deixar a ferida secar?, alerta a enfermeira. Portanto, a crendice popular de que é bom deixar as feridas abertas para secarem e formarem uma casquinha é totalmente errada e prejudicial à cicatrização.

Essas crostas, inclusive, retardam a cicatrização. ?Cada vez que esse corpo é retirado, causa uma nova lesão que demandará em mais um processo de recuperação para o organismo administrar?, reforça. Na eventualidade das incômodas casquinhas surgirem, devem ser retiradas por profissionais e jamais arrancadas. Para isso, existem produtos específicos ? como os hidrogéis ou coberturas de absorção – que não causam traumas.

Retardar a cicatrização significa prejudicar ? e muito ? a nova pele. ?Se uma ferida era para cicatrizar em dez dias, por exemplo, mas demora 20, isso significa que essa pele terá 30% menos elasticidade de tensão?. Caso esse processo hipotético demore mais dez dias, o novo tecido terá somente a metade da qualidade que teria originalmente?, conclui.

Quanto mais rápida a cicatrização melhor a qualidade da cicatriz, ou seja, a nova pele será mais fina e mais parecida com a original. Por isso, atualmente, a Medicina busca novas formas de acelerar esse processo. ?Substâncias que já existem na pele e que são acionadas todas as vezes que ocorre uma lesão são o alvo dessas pesquisas?, conta a enfermeira, referindo-se aos fatores de crescimento de tecidos presentes no corpo humano. ?Esperamos o resultado dessas pesquisas como uma solução para casos muito complexos de feridas como as que ocorrem em pessoas que sofrem graves queimaduras?.

Além do bom trato, uma boa cicatrização é conseguida com cuidados como alimentação e hidratação adequadas, repouso e condição emocional favoráveis. ?A dieta ideal para a recuperação é a que contém boas doses de cobre, zinco, manganês, ferro, vitamina A e D, proteínas e carboidratos?.

Exceto na limpeza inicial, todas as outras não devem conter sabão. Outro dado importantíssimo é a temperatura da água utilizada para lavar a lesão nas trocas dos curativos. ?É preciso que a água esteja a 36,5o ou 37o, que é a temperatura interna do corpo?. Caso não se obedeça a esse cuidado, haverá um choque térmico e a interrupção do processo de mitose (duplicação natural das células). ?Isso implica em uma demora de 40 minutos para a área voltar à temperatura normal e mais cerca de três horas para a retomada do processo de mitose?, explica.

Primeiros cuidados

Tombos – Esfolamentos sem sangramento abundante ou lesões com pouca profundidade devem ser lavadas em abundância. Certamente, o ambiente era sujo, portanto, deve-se utilizar sabão para limpar bem o local. Isso ajudará a eliminar as bactérias que entraram no momento do acidente. Tentar manter a vítima calma, cobrir o ferimento com uma cobertura (gaze ou pano úmido e limpo) e secar em torno da lesão evitará infecções e ajudará no processo de cicatrização.

Queimaduras ? Quando a queimadura for causada por produtos químicos, nunca se deve usar água para lavar o ferimento. Deve-se retirar o agente causador com um pano seco e levar o acidentado a um posto de atendimento especializado. No caso das queimaduras por calor (água quente, fogo ou brasa) é necessário que se lave o local com muita água e retirar os objetos de uso pessoal como anéis, pulseiras, colares e relógios. Caso não seja possível mergulhar a área afetada na água, deve-se colocar compressas de água fria e manter o local úmido até que seja feito o atendimento especializado. Nunca se deve usar qualquer produto sobre as feridas. Isso inclui pasta de dente, café e pomadas ? que só podem ser indicadas depois do atendimento realizado por um profissional.

Mordidas ? O local do ferimento deve ser lavado e escovado com água e sabão para retirar todos os vestígios da saliva do animal que mordeu a vítima e procurar uma unidade de saúde para receber as doses de vacinas antitetânica e anti-rábica.

Voltar ao topo