Unhas podem dar sinais sobre a saúde do corpo

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Segundo Neto Vieira, proprietário do Salão Neto’s Cabeleireiros, as unhas com descamação, rachaduras, fracas, quebradiças, opacas ou com manchas podem refletir problemas no organismo. “Em alguns casos, o profissional de beleza pode tratar com uma hidratação, esfoliação, banho de parafina ou até mesmo massagens que, a longo prazo, podem obter bons resultados; porém, em outros, essas anomalias nas unhas podem revelar problemas sérios como: colites crônicas ou outros problemas intestinais”, afirma Neto.

“Alguns exemplos são as unhas com descamação que representam um alerta para a falta de vitamina A; quebradiças e fracas apontam para deficiências nutricionais; quebradiças e sem brilho podem ser um sinal de anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais; as visíveis micoses ou até mesmo o câncer também mudam as características naturais de saúde das unhas”, completa.

A esteticista Silmara Inácio, também do Neto’s Cabeleireiros, alerta que “não cabe ao profissional de beleza detectar a doença, mas sim, de forma cautelosa, dar dicas para o seu cliente procurar um médico e este se encarregará de orientar e detectar clinicamente o problema. O que cabe ao profissional de beleza é ser honesto e extremamente profissional ao oferecer os seus serviços já que, em alguns casos, tratamentos hidratantes à base de óleo de cravo, óleo de uva, óleo de mameleuca e outros podem melhorar o quadro, mas não curar”, alerta.

De acordo com Silmara, para ter unhas bonitas e saudáveis é preciso organizar o interno para que o externo brilhe, e isso requer alguns cuidados. “Além dos tratamentos existentes para as cutículas com banho de água morna, massagens, cremes hidratantes e hidromassagens com sais, também é importante mantê-las sempre limpas e secas para evitar bactérias ou fungos, além de não roer as unhas. No caso de unhas que já apresentem alguma infecção, a melhor indicação é procurar um dermatologista; alterações com dor e inflamação podem significar um sério problema, portanto, fique sempre atenta”, finaliza.

Voltar ao topo