Assistir televisão aumenta risco de doenças cardíacas

Pessoas que gastam mais de duas horas por dia de seu tempo de lazer assistindo à televisão ou sentadas de frente para uma tela de computador têm duas vezes mais chances em desenvolver doenças cardíacas e correm mais riscos de morrer, alertou um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Segundo os cientistas, o efeito foi o mesmo independentemente do tempo em que as pessoas permaneceram em atividade, demonstrando que a forma como escolhemos passar nosso tempo livre fora do trabalho tem grande impacto na nossa saúde.

É tudo uma questão de hábito. Muitas pessoas seguem a rotina de chegar em casa, ligar a TV e passar várias horas em frente ao aparelho. Os autores defendem a adoção de diretrizes de saúde pública para alertar para os riscos de não se mudar essa rotina.

Quando os cientistas compararam os dados das pessoas que disseram ter gasto menos de duas horas por dia de seu lazer em frente a uma tela de computador ou de TV àquelas que passaram quatro ou mais horas por dia, eles descobriram um risco 48% maior de morte de qualquer causa.

Entre aqueles que passaram duas ou mais horas por dia diante de monitores depois do trabalho, o estudo também identificou um risco 125% maior de que venham a sofrer problemas cardiovasculares, como o infarto.

Fonte: Fapesp