Pressão alta? não beba açucar

Reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar, até mesmo sucos, pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA. De acordo com os especialistas, pessoas que apresentam hipertensão podem reduzir consideravelmente a pressão do sangue após 18 meses, se tomarem uma bebida açucarada a menos por dia.

A pesquisadora Liwei Chen destacou que o consumo excessivo desse tipo de bebida está associado não apenas ao sobrepeso, mas ao diabetes, doença cardíaca e derrame. A redução do consumo pela metade reduz a pressão sanguínea ainda mais.

O estudo, publicado esta semana na revista Circulation, avaliou dados de 810 pessoas com idades entre 25 e 79 anos e que estavam com a pressão no limite ? de 120/80 a 139/89- ou com o primeiro estágio de hipertensão ? 140/9 ou 150/9. No início da pesquisa, o consumo médio de bebidas açucaradas, incluindo refrigerante e suco de frutas, era de 310 ml diários. Após 18 meses, a média foi reduzida pela metade e, com isso, tanto a pressão sistólica como a diastólica reduziram consideravelmente. 
Segundo os pesquisadores, a perda de peso tem uma influência nesses resultados, mas não é a única razão da redução na pressão sanguínea, pois, mesmo considerando o controle do peso, a pressão reduzia com a queda no consumo de sucos e refrigerantes.

Os especialistas ressaltam que essa não deve ser a única medida para controlar o peso e a pressão, mas deve ser combinada a um estilo de vida saudável que inclua atividades físicas e uma dieta balanceada.

Voltar ao topo