As diversões perigosas de crianças e adolescentes

O verão é a estação em que mais acontecem acidentes relacionados a esporte e ao lazer.

De acordo com o ortopedista Gilberto Anauate, os serviços de emergência recebem muitos casos de crianças e adolescentes machucados por conta da imprudência durante a diversão. “Alguns chegam ao hospital, inclusive, em situação grave”, atesta.

As principais vítimas são os adeptos dos patins, bicicletas e skates. Aproveitar ao máximo da temporada de férias e poder brincar à vontade ao ar livre, praticando esportes é muito importante para que as crianças se desliguem dos vários meses de estudos e horários rígidos. No entanto, é importante estar paramentado apropriadamente e nunca desprezar os cuidados com a segurança. “Um momento de distração pode resultar em um braço ou uma perna quebrada”, alerta o médico.

Os pais têm importante responsabilidade com a integridade física dos seus filhos e, por isso, devem se certificar de que eles utilizem todos os equipamentos de segurança necessários.

Para cada modalidade de esporte existe um tipo de capacete, de protetor para joelhos, pulsos e cotovelos. Quem deu uma bicicleta para a criança no Natal e se esqueceu de comprar também um capacete, joelheiras e cotoveleiras, deve correr à loja mais próxima e adquirir esses acessórios. “De outro modo, tudo o que fez foi dar mais uma possibilidade de a criança se acidentar”, completa o ortopedista.

Voltar ao topo