Exercícios mantêm o cérebro saudável

Você esquece das suas atividades com muita facilidade? Não se lembrou de pagar a conta de telefone e do compromisso importante com o chefe? Assim como o corpo necessita de uma boa alimentação e exercícios para se manter saudável, seu cérebro também.

Com a correria do dia-a-dia e as inumeráveis exigências da vida moderna, tornou-se cada vez mais comum as pessoas se queixarem da perda de memória, seja em tarefas rotineiras, nomes, datas ou informações.

De repente, você percebe que anda esquecendo de palavras, compromissos e acontecimentos recentes mais vezes do que gostaria.

Segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2007 e intitulado “Doenças Neurológicas: Desafio de Saúde Pública”, um bilhão de pessoas no mundo todo são afetadas por complicações neurológicas.

Parte disso pode ser resultado de um bombardeio diário de informações. É a atenção sendo disputada pela família, trabalho, tecnologia, tarefa do lar, lazer, entre outros.

Independentemente da quantidade de assuntos, o fato é que a memória, como todo o corpo, envelhece com o tempo e perde algumas de suas capacidades se não for estimulada corretamente. Mas, seja qual for sua idade, a boa notícia é que você pode potencializar a sua memória.

Potencialização

Assim como uma pessoa saudável seleciona os alimentos que ingere e faz exercícios para manter ou obter uma saúde melhor, qualquer uma pode adotar hábitos e praticar atividades para preservar e ampliar a capacidade de atuação da sua memória.

O cérebro, assim como outros músculos do corpo, precisa ser estimulado diariamente (e de forma correta) para funcionar melhor e ficar mais protegido de doenças e da própria degeneração.

De acordo com o chefe do Setor de Neurologia do Comportamento e coordenador do Núcleo de Envelhecimento Cerebral (Nudec) da Universidade Federal de São, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci, um dos maiores vilões da memória é o estresse, que causa uma agressão brutal ao organismo e pode resultar em lapsos de memória porque desequilibra as substâncias químicas que regulam as células nervosas.

Entretanto, o especialista enumera várias situações podem prejudicar a memória e atrapalhar a rotina diária de milhares de pessoas. São elas, as noites mal-dormidas, ansiedade, medicação, má alimentação e o excesso de informações e atividades.

No livro, Potencialize sua memória, a jornalista especializada em saúde Maria Cláudia Sousa ensina que, rotinas simples, como conversar com amigos, ler, praticar atividade física, ser alegre, já contribuem para aumentar o número de conexões com os neurônios (as sinapses) e, quanto mais isso acontece, mais potencializamos a memória. No quadro, ela mostra que não é preciso muito esforço para manter ou adquirir uma boa memória.

Memória viva

O que fazer?           
Memória artificial
Como?
Faça uma lista. Anote seus compromissos na agenda de papel ou por meios eletrônicos, como o celular.

O que fazer?
Fuja da rotina desestimulante   
Como?
Tudo que é novo, diferente, estimula as sinapses, as conexões com os neurônios. Voltar para casa por um caminho diferente oferece novos estímulos visuais e percepções.

O que fazer?
Troque o cotidiano   
Como?
Mude as ações que fazem parte do seu dia-a-dia. Leia a revista de trás para frente (se já faz isso, então inverta). Escute uma rádio que nunca ouviu.

O que fazer?
Criatividade   
Como?
Dentro de casa, você pode inventar pratos novos, investir em novos sabores e aromas.
O que fazer?
Cultive a alma   
Como?
Faça atividades que ajudam a promover relaxamento, como meditação, ioga, massagens.
,
O que fazer?
Hora de estudar   
Como?
Não adianta estudar muitas disciplinas de uma só vez. Lembre-se de que excesso de informação também é prejudicial.

O que fazer?
Flashback
Como?
Que tal despertar lembranças da sua infância ou da sua adolescência?

O que fazer?
Descubra novos argumentos   
Como?
O texto é desinteressante? Faça uma lista de perguntas cujas respostas quer encontrar no texto.

O que fazer?
Reconstituindo o dia   
Como?
Antes de dormir, você pode tentar lembrar de tudo o que aconteceu durante seu dia, reconstituindo cenas e diálogos com detalhes e na ordem que ocorreram. vêm à mente com mais facilidade.

O que fazer?
Invista no sono   
Como?
Antes de ir para a cama, um banho e uma leitura ajudam o corpo a relaxar. Use a cama para dormir.

O que fazer?
Quanto mais usa, melhor fica
Como?
O cérebro pode ser comparado a um músculo, se não for usado, atrofia. Então, use-o. Pode ser por meio das tradicionais palavras cruzadas ou até criar o hábito de anotar os sonhos logo ao acordar.

O que fazer?
Leitura   
Como?
Quando você lê, estimula a memória visual da imaginação, a memória verbal. Ler é um ato que, em si, exige concentração.

Voltar ao topo