Da xícara para o corpo, erva-mate cumpre função medicional

Rica em vitaminas, sais minerais e com ação cicatrizante, antioxidante e bactericida, a erva-mate é conhecida há muito tempo pelos paranaenses. Era utilizada pelos índios como bebida e também como remédio. Porém, foi apenas em 1822 que o botânico francês Auguste de Saint’Hilaire veio ao Sul do Brasil e descobriu na região do Rio Iguaçu, na divisa entre os rios Paraguai e Paraná, a planta catalogada e denominada por ele de Ilex paraguariensis, a nossa erva-mate.

Muitos anos se passaram e a erva-mate continua inserida no cultura paranaense, seja no chá, no chimarrão ou em produtos naturais de beleza. Utilizando o extrato da planta, a empresa curitibana Esseciall Brasil desenvolveu a primeira linha brasileira de produtos cosméticos completamente natural com base na erva-mate e composta por sabonetes, loções hidratantes, óleo bifásico, shampoo e condicionador, cremes, gel pós-barba e água perfumada. "Podemos dizer que estamos entrando no segundo ciclo da erva-mate, agregando mais valor à planta e extraindo de forma consciente todos os benefícios que ela pode oferecer", diz a empresária Suelene Luci Feltrin.

Ela fez a descoberta de transformação do extrato da erva-mate em produtos de beleza há dois anos e hoje já comercializa os cosméticos para todo o Brasil. "Nosso objetivo é ajudar e ensinar as pessoas a cuidarem e tratarem da pele utilizando produtos naturais", conta Suelene, citando como exemplo a loção hidratante. "Nossa linha não tem produtos com bloqueadores solares, pois ele é responsável apenas por proteger a pele da fotoexposição e não por deixá-la hidratada. Produtos que têm dois ativos não atingem um resultado satisfatório. É por isso que nós ensinamos nossos clientes a primeiro hidratar bem a pele e depois se proteger dos raios solares, porque assim o resultado é muito melhor", explica.

A planta tem propriedades altamente benéficas à saúde e à beleza. Depois que os produtos foram lançados no mercado, Suelene conta que outras funções foram descobertas. "Alguns médicos estão indicando o creme para pés da Essenciall Brasil para diabéticos em virtude do creme ter uma boa ação cicatrizante. O gel pós-barba também pode ser utilizado em queimaduras de sol, pois refresca e hidrata", revela Suelene Feltrin.

Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento. O extrato da planta, segundo a química Ana Carolina Winkler Heemann, é composto principalmente por três classes de componentes fitoquímicos: os alcalóides, as saponinas e os taninos. "Os alcalóides (cafeínas) ativam a micro-circulação e, com isso, auxiliam no tratamento da celulite e de gorduras localizadas. As saponinas são conhecidas como detergentes suaves para a pele e para o cabelo, limpando e tendo uma ação bactericida, emulsificante e antioxidante. Jás os taninos têm ação adstringente e cicatrizante", declara Ana Carolina. Além destes componentes, a química salienta que também estão na composição do extrato proteínas, sais minerais (responsáveis pela nutrição da pele e do cabelo) e os polifenóis (responsáveis pelo combate aos radicais livres, que auxiliam no tratamento do envelhecimento). O extrato tem ainda poder tensoativo, resultando numa espuma natural que limpa sem agredir, deixando a pele suave e macia com aspecto de acetinada.

Voltar ao topo