Verão exige cuidados especiais com os dentes

Quantas crianças e adolescentes, em um bar, restaurante ou lanchonete, e até mesmo em casa, pedem um copo d?água para acompanhar as refeições? E os adultos? A maioria das pessoas, sem dúvida, prefere beber um copo de suco ou refrigerante em vez de água. Com a proximidade do verão, esse consumo aumenta e o brilho dos sorrisos pode acabar comprometido. Isso porque o consumo exagerado de algumas bebidas e alimentos pode provocar a erosão, um problema que causa o desgaste dos dentes. ?Esse hábito de consumo exagerado de sucos, refrigerantes e bebidas esportivas em substituição à água pode contribuir para a desmineralização do esmalte dentário e provocar a erosão dos dentes?, alerta a dentista da clínica Prevenir, Joecí de Oliveira.

A erosão constitui um processo de perda progressiva dos tecidos duros dos dentes, por meio de um processo químico, ou seja, diferentemente da cárie dentária, não há envolvimento de microorganismos. As coroas dos dentes são formadas por uma camada superficial mais mineralizada chamada de esmalte, uma camada intermediária conhecida como dentina e a camada interna, chamada de polpa. ?O ácido inicialmente ataca o esmalte, mas se o processo não for diagnosticado e detido a tempo, a erosão pode destruir o esmalte e a dentina, chegando à polpa do dente?, explica Joecí. Nestes casos, ela alerta que é necessário realizar o tratamento de canal para posterior reconstituição dentária.

Os sintomas da erosão, além da perda do brilho do esmalte, são a queda freqüente de restaurações, o desgaste dentário e sensibilidade nos dentes afetados. As causas, segundo Joecí, podem ser de ordem psicológica, como bulemia, anorexia nervosa, distúrbios gastrointestinais, uso abusivo de álcool ou qualquer outra doença que cause regurgitações freqüentes. A erosão também pode ser causada por fatores externos, como o uso exagerado de sucos ácidos (limão, abacaxi, laranja), refrigerantes, bebidas esportivas e vinagre. ?Mas, é bom lembrar que ninguém tem erosão por tomar suco ou refrigerante ao fins de semana?, explica a dentista. As pessoas que a possuem, acrescenta a dentista, costumam relatar histórias de consumo de aproximadamente um ou dois litros de substância ácida por dia.

Segundo Joecí o esmalte é incapaz de regenerar-se. Para tratar a erosão deve-se usar o flúor, que diminui a sensibilidade dos dentes; fazer reconstituições com resina composta e controlar a dieta. ?O ideal mesmo seria oferecer orientações à população sobre os efeitos nocivos da ingestão freqüente de substâncias ácidas, em especial do suco de limão e dos refrigerantes tipo cola, para que esse processo fosse evitado?, acrescenta a dentista.

Voltar ao topo