A saúde da criança começa pelo leite materno

Nos seis primeiros meses de vida, o único alimento que o bebê precisa para crescer sadio é o leite materno. Todos os nutrientes estão ali. A criança não necessita nem mesmo de água. O leite materno também pode evitar que, no futuro, a pessoa sofra diversos problemas de saúde. A nutricionista Vanessa Fernandes Davies salienta que no primeiro semestre de vida, as mães não precisam se preocupar em dar água ou chá aos filhos, por achar que eles sentirão sede. Oitenta por cento do leite materno é composto de água. Frutas, verduras, carnes e legumes passam a fazer parte da alimentação do bebê após esse período. ?Até os dois anos ou mais, as mães devem continuar amamentando, ao mesmo tempo em que oferecem os alimentos usados pela família?, afirma a especialista.

Conforme a nutricionista, o benefício da amamentação vale por toda a vida. Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até à morte. O bebê amamentado corretamente terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Para as mulheres, o ato também traz benefícios, como reduzir o sangramento após o parto e diminuir a incidência de anemia, de câncer de mama e ovário e também a osteoporose.

Ato de amor

Até a década de 70, a mortalidade infantil atingia níveis extremamente elevados em todo o mundo. As causas principais eram doenças relacionadas ao desmame precoce. Em 1979, a OMS, o Unicef e representantes de governos e organizações não-governamentais concluíram que a única forma de reverter esse quadro era estabelecer políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no mundo inteiro.

Cristina Boaretto, técnica do Ministério da Saúde, observa que na hora de amamentar, a mãe e bebê precisam estar em posições confortáveis, com a criança bem apoiada e com o corpo virado para o da mãe, com a barriga encostada nela. ?A cabeça deve estar alinhada com a coluna, de modo que a mãe não deixe o pescoço ficar virado para um dos lados?, ensina.

De acordo com a técnica, o tempo de sucção depende de cada bebê. Alguns conseguem sugar todo o leite em poucos minutos. Outros demoram até meia hora para retirar o leite necessário. ?Em qualquer caso é importante respeitar o ritmo da criança?, frisa.

As mães que, por algum motivo não conseguem amamentar podem recorrer aos bancos de leite humano. Eles atendem, principalmente, bebês prematuros ou doentes que não conseguem mamar no peito da mãe. O leite extraído irá suprir provisoriamente as necessidades dos bebês, enquanto eles aprendem a mamar. Assim, os recém-nascidos recebem os nutrientes adequados e se recuperam mais rapidamente.

Durante a gravidez, as mulheres podem se informar sobre as vantagens do aleitamento e sobre como amamentar nos bancos de leite, centros de saúde, hospitais e maternidades ? principalmente os reconhecidos como ?Hospital Amigo da Criança? ? e com os agentes e profissionais de saúde do Programa Saúde da Família (PSF).

Vantagens para os bebês

* Menor risco de adoecer.

* Melhor desenvolvimento psicomotor e social.

* Ingestão de todos os nutrientes necessários aos seis primeiros meses de vida.

* Fácil digestão e absorção, por isso as mamadas em intervalos menores.

* Menor risco de obesidade na vida adulta.

* Proporciona menores riscos de infecção.

* O ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento das mandíbulas, promovendo menor risco de má-oclusão.

* Maior desenvolvimento da fala, respiração e deglutição.

* Menor risco de desenvolver alergias.

Vantagens para a mãe

* A mãe que amamenta se sente mais segura, confiante e menos ansiosa.

* Proporciona mais rapidez na diminuição do volume do útero e evita a hemorragia no pós-parto.

* Menos risco de contrair câncer de mama.

* Protege contra anemia (deficiência de ferro) da mãe.

* Diminui o risco de osteoporose na vida madura.

Voltar ao topo