Profissionais se especializam em Saúde do Trabalhador

Trinta profissionais de saúde da Região Sul participam, durante esta semana, do último módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador, em Curitiba. O curso, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, vai percorrer as outras regiões brasileiras para formar e aperfeiçoar um número cada vez maior de profissionais.

Para Cezar Benoliel, diretor do Centro Estadual da Saúde do Trabalhador (CEST) do Paraná, a área ainda é muito carente de recursos humanos e a iniciativa é positiva, indo ao encontro da proposta do Centro . ?O curso faz parte dos objetivos da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), que desenvolve política de capacitação e formação de recursos humanos para ampliar a área da saúde do trabalhador, priorizando ações de vigilância nos municípios e contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores?, explica Benoliel.

Neste último módulo, o tema abordado foi Vigilância em Saúde do Trabalhador, no qual os profissionais apresentaram suas experiências de vigilância em contaminação por agrotóxicos, amianto, mercúrio, os agravos sofridos pelos trabalhadores, como a silicose, o benzenismo, bem como relatos de mortes e amputações em locais onde o trabalhador está exposto a riscos constantes.

O curso também conta com uma parte prática. Os profissionais vão visitar o Hospital do Trabalhador, um posto de gasolina e uma empresa do ramo alimentício, todos em Curitiba. Nos dias 13 e 14 de março, os 30 profissionais capacitados irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo