EUA

Curitiba assina protocolo de cidade irmã com Columbus

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o prefeito da cidade norte americana Columbus, Michael Colemann, assinaram nesta terça-feira (16) um protocolo de relacionamento de Cidades Irmãs para fortalecer o intercâmbio e cooperação nas áreas de inovação, sustentabilidade, mobilidade, educação, cultura, planejamento urbano e pesquisa.

A expectativa é que essa cooperação resulte no desenvolvimento de programas socioeconômicos e que as duas cidades consigam identificar temas comuns que gerem melhoria no funcionamento de vários órgãos governamentais, servindo como um canal de informações sobre as melhores práticas.

O resultado dessa parceria com Curitiba será percebido na forma de benefícios mútuos nas áreas de geração de empregos, desenvolvimento econômico, educação, transporte, saúde e sustentabilidade, áreas com as quais os cidadãos das duas cidades se preocupam muito”, disse Michael Colemann.

Columbus é a capital do estado de Ohio. Localizada no meio oeste dos Estados Unidos, é um grande centro de distribuição por causa de sua facilidade logística. A cidade possui 260 parques e 30 centros de recreação. Atualmente está com 822 mil habitantes com uma faixa etária média de 35 anos. Economicamente a cidade se destaca por ser considerada a 3ª melhor cidade na área de tecnologia, 3ª  em moda ficando atrás apenas de Nova Iorque e Los Angeles e a 1ª em número de diretoras executivas (sigla CEO, em Inglês).

A via calma, o incentivo ao uso de bicicletas, os parques da região sul da cidade, o projeto do metrô e projetos de inclusão social foram apresentados por Fruet à comitiva de Columbus. O prefeito de Curitiba ressaltou o rápido crescimento da cidade, com os seus mais de 1,8 milhão de habitantes e a responsabilidade em guardar a história da cidade e de solucionar desafios nas áreas da educação, saúde, mobilidade e integração com a região metropolitana. “Atualmente nossos maiores investimentos estão nas áreas de educação, saúde, tecnologia, mobilidade e desenvolvimento social. Pensamos uma cidade que se reinvente e que saiba inovar”, contou.

Fruet presenteou o prefeito Michael Coleman com um quadro de Poty Lazaroto, um livro de fotografias da cidade e dois quilos de café – um composto por grãos 100% da espécie arábico, moído para preparo coado com filtro e um blend de vários grãos Arábicos produzidos em diferentes fazendas do norte do estado. O prefeito de Curitiba recebeu um quadro com imagens de Columbus, um boné da cidade e uma lata com os doces com imagens da cidade de Curitiba e Columbus estampadas nos doces.

Estavam também presentes no evento, o secretário municipal de Abastecimento, Fernando Klein Nunes, o secretário municipal de Turismo, Carlos Henrique Ferrante, o secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio Pires. Ainda participaram da assinatura do protocolo representantes das direções da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Positivo e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O programa Cidades Irmãs iniciou em 1956 para promover a paz, a amizade e a compreensão entre dois povos. Através da diplomacia cidadã, o programa tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de amizade e cooperação de forma a contribuir para a prosperidade das duas cidades.

Comitiva

O prefeito de Columbus, Michael Coleman, acompanhado de uma comitiva, está em Curitiba desde domingo (14) para mostrar a experiência da cidade com sustentabilidade e conhecer os programas da Prefeitura de Curitiba. Na segunda-feira (15), ele esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Nesta quarta-feira (17) a comitiva visita ao Memorial de Curitiba.