Maringá lança Circuito das Pousadas Rurais

Redação O Estado do Paraná Publicação 21/10/2003 - 00h06 Atualizado 19/01/2013 - 20h41

Um grupo de empresários proprietários de pousadas no Paraná criou o Circuito das Pousadas no Espaço Rural, projeto que será lançado no próximo dia 21, em solenidade com a presença do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, na Universidade Cesumar, em Maringá. O objetivo do projeto é enfocar as potencialidades e apelos turísticos do Paraná junto aos outros estados brasileiros e exterior para tentar alavancar o número de turistas em todo o Estado. No mesmo dia deverá ser lançado também um guia com roteiros turísticos do Paraná, que será atualizado conforme a inserção de novos roteiros e pousadas do circuito.

O projeto tem o apoio do Sebrae de Maringá, Paraná Turismo, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, Senac, Cesumar e agências de turismo. Atualmente, o Circuito das Pousadas é composto por nove propriedades com características únicas e diversificadas, possibilitando aos visitantes usufruir dos diferentes segmentos de turismo. Esse projeto visa o incremento do turismo campestre, de negócios, lazer, aventura, rural e ecoturismo e será desenvolvido em etapas.

Um dos programas a serem realizados pelo circuito é um plano de marketing, tendo como enfoque a qualidade, preservação do meio ambiente e respeito à natureza. Segundo o presidente do Circuito das Pousadas, José Carlos Bertão, o projeto considera também de fundamental importância o envolvimento dos municípios que ofereçam atrativos turísticos e que têm empreendimentos participantes do circuito, pois todos os projetos de divulgação e criação de roteiros estarão sempre enfocando não só as pousadas participantes, mas também os atrativos turísticos, festas tradicionais, grupos folclóricos e outros. "Precisamos quebrar o paradigma de que turismo no Paraná é só praia e Foz do Iguaçu, queremos mostrar que temos muitos outros atrativos e fazer desse circuito algo tão importante quanto o projeto da Serra Gaúcha, por exemplo", comenta José Carlos.

As propriedades que participam do circuito somam aproximadamente quinhentos leitos e 2,5 mil vagas para day-use, modalidade em que o turista passa o dia e não pernoita na pousada. Para suportar as constantes evoluções pretendidas e a continuidade do projeto, foi constituída a Acip - Associação do Circuito das Pousadas, cuja sede é em Maringá. Para fazer parte do circuito as pousadas são avaliadas por uma comissão composta por profissionais do Sebrae e da própria Acip e devem atender a todos os pré-requisitos determinados pela associação no que diz respeito à infra-estrutura, mão-de-obra e serviços.

Fazem parte do circuito os seguintes empreendimentos: Pousada Aldeia das Águas, em Maringá (telefone 44-3026-1200); Pousada Alamandas, em Rolândia (43-256-1665); Pousada Fazenda Campo Largo, em Ponta Grossa (44-425-1809); Pousada A Fazendinha, em Campo Mourão (44-523-2819); Pousada Fazenda Duas Barras, em Planaltina do Paraná (44-425-1809); Pousada Lago das Pedras, em Apucarana (43-426-7575); Pousada Porto do Sol, em Porto Rico (44-423-2626); Pousada Salto Bandeirantes, em Santa Fé (44-9973-3352) e Pousada Fazenda Ubatuba, em Apucarana (43-440-1212).

Representantes da Acip estarão no estande do Paraná na Feira das Américas e Congresso da Abav, que acontece no Rio de Janeiro, nos próximos dias 22 a 26 de outubro, para apresentar o projeto aos participantes do evento.

Mais informações sobre o Circuito das Pousadas estão sendo fornecidas na Acip, situada na Avenida Brasil, 2148, em Maringá, ou pelo telefone (44) 3026-1718.


Publicidade

Publicidade

Comente a notícia