São Bento do Sul e suas tradições culturais

Localizada num dos pontos mais elevados do Planalto, no Estado de Santa Catarina, à 838m de altitude, São Bento do Sul tem temperaturas amenas no verão e muito baixas no inverno, sendo comum a ocorrência de geadas. Áustria, Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia e mesmo o Brasil eram os países de origem dos primeiros habitantes.

Trouxeram sua história, usos, lembranças, língua e saudade. Cultivavam os campos e a cultura expressada na música, literatura, no teatro. Um misto de lembrança e determinação de vencer compensava as imensas dificuldades.
São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira sua vocação. A interação cultural, as tradições e o espírito empreendedor deste povo é que faz São Bento do Sul a terra dos Móveis, Cidade da Música, do Folclore e, recentemente, do turismo, em especial, o de negócios e do ecoturismo.

São Bento do Sul é uma agradável surpresa para quem valoriza o contato com a natureza. Os esportes naturais e o ecoturismo encontram amplas possibilidades fora da área urbana, junto ao relevo acidentado e a vegetação da Serra do Mar.
A poucos quilômetros da cidade, nas localidades de Rio Natal e Ano Bom, a natureza toma a forma de cachoeiras, rios e lagos, de montanhas, vales e cavernas. Locais ideais para a prática dos esportes de natureza, como rapel, canyonning, rafting, escalada, espeleologia e caminhadas por trilhas ecológicas.