Mossoró é conhecida pelas suas águas termais e salinas

A segunda cidade mais importante do Rio Grande do Norte, também conhecida como Capital do Oeste e Capital Cultural, é a mais cosmopolita das cidades do interior do Rio Grande do Norte, famosa pela riqueza cultural, com uma agenda movimentada de eventos o ano inteiro. Mossoró é um importante pólo econômico para o Estado, com um crescimento expressivo no número de empresas e negócios e também com o desenvolvimento sociocultural que projetam a cidade para todo o Brasil.

Mossoró tem em sua tradição a fama de cidade de vanguarda: nela ocorreu a libertação de escravos em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea (Lei que decretou o fim da escravatura no País); também em Mossoró, pela primeira vez na América Latina, uma mulher teve direito ao voto, a Professora Celina Guimarães Viana. A cidade ainda é conhecida pela bravura com que seu povo resistiu a invasão do cangaceiro Lampião (temido líder do bando de pistoleiros que durante décadas amedrontou cidades por todo o Sertão Nordestino).

Além das curiosidades históricas, Mossoró é conhecida pelas suas águas termais, grutas, serras, rios, parque zoobotânico, monumentos históricos, museus, salinas e pelo artesanato da palha de carnaúba, em madeira, couro cru, cerâmica e sisal.
O São João, o maior do Estado, atrai milhares de visitantes, assim como os festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade.
Mossoró tem localização bastante privilegiada. É situada entre duas capitais (Fortaleza e Natal), podendo ser alcançada pelas BR’ s 110, 304 e 405, além de rodovias intermunicipais. Pelo pregão turístico, é conhecida carinhosamente como “a terra do sol, do sal e do petróleo”. Apesar de localizar-se no sertão, possui fácil acesso às praias, sendo Tibau a mais próxima, seguida por Areia Branca com Upanema (48 Km), Ponta do Mel (53 Km), Morro Pintado (50 m).