Mini Mundo de Gramado em clima de circo

Os turistas que visitarem Gramado nesta época terão um atrativo a mais na sua programação, além do consagrado Natal Luz. É que um dos pontos turísticos que mais fascinam turistas, o Mini Mundo, completa 25 anos este mês e, para comemorar, está promovendo uma grande festa que tem como tema o circo.

Palhaços, malabaristas, pernas-de-pau e show de mágica são algumas das atrações previstas para o dia do aniversário do parque, a próxima segunda-feira, dia 15.

Além disso, haverá distribuição de minibolos, pipoca e algodão doce, num clima de muita animação. Algumas surpresas estão reservadas aos visitantes e só serão conhecidas no dia da grande festa.

A comemoração que marca os 25 anos da abertura do parque ao publico teve início já no dia 5, com a chegada de um convidado especial, o Palhaço, que permanecerá no Mini Mundo até o dia 4 de janeiro, animando a garotada, junto com os ursinhos Gui e Ana, a Bruxinha Ju e o Limpador de Chaminés.

A decoração festiva do parque será alusiva ao circo, para que os visitantes sejam envolvidos no espírito do amor e da alegria, proporcionados pelo aniversário e também pela magia do Natal e Ano Novo. O Papai Noel é um dos convidados especiais e confirmou presença no dia 25, permanecendo com o público das 14h às 18h.

As construções do Mini Mundo seguem fielmente a escala de 1:24, ou seja, 24 vezes menor do que a realidade, o que inclui desde prédios, habitantes, vegetações, carros, ônibus, trens, aviões, estradas de ferro e até animais. Os principais elementos do parque são os prédios históricos, que foram escolhidos e reproduzidos pelas mãos de três gerações da família Höppner.

Por 25 anos, a Oficina do Mini Mundo tem utilizado projetos e dados reais coletados em viagens, de forma a planejar e executar em detalhes as obras e o entorno de cada miniatura.

Assim, a cidade de Gramado ganhou réplicas de reconhecida importância arquitetônica da Alemanha, Argentina, Brasil e outros países, com a abertura do parque em 15 de dezembro de 1983.

Para atender as necessidades dos visitantes, o parque conta com área de alimentação, parque infantil, espaço para redação e remessa de correspondência para parentes e amigos, local para aquisição de presentes e lembranças do Mini Mundo e de Gramado, telefone público, fraldário e banheiros para adultos e crianças, entre outros. Confira o site www.minimundo.com.br.

Curiosidades da menor cidade brasileira

Cidade em miniatura teve até eleição para prefeita.

A menor cidade do Brasil fica no município de Gramado, é 24 vezes menor do que as outras cidades brasileiras e é visitada por milhares de turistas anualmente. É o Mini Mundo.

No quinto censo, realizado no início deste ano, observou-se o crescimento no número de habitantes, como também no número de prédios. No ano passado o parque abrigava 1.722 pessoas e, agora, são 1.817, sendo 991 mini-homens, 739 minimulheres e 87 mini-crianças.

No Mini Mundo os cenários são reproduções do cotidiano de um centro urbano e seus entornos rurais, numa área de 3 mil metros quadrados, a céu aberto. Como toda a estrutura da minicidade é 24 vezes menor, também as árvores, os transportes, os animais e prédios têm esta proporção. O total de prédios que, no ano passado, era de 134 construções dos mais variados portes, agora está em 145, conforme o levantamento.

O parque contém 1.467 árvores, 162 bancos, para o transporte são usados 315 carros, 30 caminhões, tr&ec,irc;s ônibus, dois aviões, duas carroças, três barcos; tem ainda dez patrolas, oito tratores e, entre os minianimais, estão 21 cavalos, quatro galinhas, três veados, três patos, dois gansos, dois cabritos, além de foca, bode e canário.

Prefeita será empossada

A cidade tem até prefeita. Foi eleita, no último dia 26 de outubro, Rosicléia Justida, do Partido Democrático Mini-Mundense (PDMM). Ela recebeu 1.140 dos 2.901 votos. O candidato João Preguiça, do PLG Partido Libera Geral (PLG) ficou com 1075 votos, e o candidato Tonho Bolão, do Partido dos Pesos Pesados (PPP) ficou com 671 votos.

Neste primeiro pleito foram registrados 15 votos nulos e nenhum em branco. Além dos visitantes, votaram também todos os moradores do parque que desejavam ir às urnas, por livre e espontânea vontade, exceto bebês. A posse vai acontecer nesta segunda, dia 15.

Encanto de miniaturas perfeitas

Este mês, parque também ganhou decoração natalina.

O parque Mini Mundo está localizado num jardim de 3 mil metros quadrados, onde quase 200 miniaturas prédios, muitos deles importantes ícones da arquitetura mundial, estão ambientadas numa infra-estrutura urbana, também em escala 1:24 (24 vezes menor).

Entre eles está o Castelo de Neuschwanstein, cujo original foi construído entre 1869 a 1886, pelo rei da Baviera, Ludwig II, nos alpes que dividem a Alemanha da Áustria.

Percorrendo as ruas do parque, pode-se apreciar a perfeição da réplica da Estação Ferroviária de Neufen, da região de Schwabischen Alb da Alemanha; ou mesmo a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto; a Torre da TV de Hamburg, com seu restaurante giratório e a Vila Suíça.

O passeio pelo Mini Mundo se faz a céu aberto por caminhos que cortam o jardim, pelos quais é possível chegar muito perto das reproduções exatas de áreas urbanas, que abrigam os monumentos, casas, teleféricos, pontes, serraria, moinho de vento, parque de diversões, estação de embarque, passarelas suspensas para pedestres, sinalizações, desvios e outros equipamentos.

Serviço: o Mini Mundo situa-se na Rua Horácio Cardoso, 291, em Gramado. Passaporte custa R$ 12 para adultos e crianças e R$ 6 para a melhor idade e crianças com até 1m20 de altura. Mais informações: (54) 3286-1334.