Prudentópolis e suas cachoeiras gigantes

Localizado à 203km de Curitiba, Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais. São mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de 100mts de altura. A colonização ucraniana proporciona à cidade diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana.

O Salto São Francisco, considerado o salto mais alto da região Sul do país e o mais importante de Prudentópolis, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. Localizado numa área natural de grande apelo cênico, com vegetação densa e a Serra da Esperança ao fundo, este salto tem uma beleza impressionante, não apenas por sua altura como pelo seu volume de águas, a formação rochosa, a água límpida e a queda espetacular.
O local é propício para caminhadas e observações, com áreas para acampamento selvagem e uma trilha bem demarcada e fácil, que conduz ao mirante natural, à cabeça do salto e à cachoeira menor. Para chegar ao Salto São Francisco é necessário passar por um trecho crítico com aproximadamente 15 Km de terra batida e pedras (naturais da área), não sendo aconselhável para veículos baixos. Apesar disto, a visão da paisagem no caminho para o salto é deslumbrante, contornando e subindo uma parte da Serra da Esperança conhecida localmente por “Serra das Pombas”.

Prefeitura Municipal de Prudentópolis
Salto Barão do Rio Branco
Prefeitura Municipal de Prudentópolis
Salto Mlot
Prefeitura Municipal de Prudentópolis
Salto São Francisco
Prefeitura Municipal de Prudentópolis
Salto São João
Prefeitura Municipal de Prudentópolis
Salto São Sebastião