Consulado da Lituânia no Brasil

O Consulado da Lituânia em terras brasileiras já tem endereço. As novas instalações ficam em Alphaville (SP), em espaço cedido pelo empresário Francisco Ricardo Blagevitch, presidente da Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI. A iniciativa coincide com o início das comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia que, no ano que vem, será a capital cultural da Europa.

Com o objetivo de reforçar os laços entre os países, o presidente lituano, Valdas Adamkus, esteve recentemente no Brasil e nomeou Blagevitch como cônsul honorário.

“A Lituânia cresce economicamente e se projeta de forma exponencial no cenário internacional”, diz o executivo que, embora brasileiro, traz em suas raízes origens do país. “Além disso, a cidade de São Paulo está entre as maiores colônias de lituanos no mundo, com cerca de 300 mil descendentes”, complementa.

Entre suas atribuições, o novo Cônsul incentivará o governo brasileiro e toda a sociedade no sentido de fomentar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas e culturais entre as nações.

Sobre o país

A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares.

Em 1991, o país entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da Unesco em 2003 e personalidade da Europa em 2007.

O regime político é a democracia parlamentar com mandato presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do país, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sua principal cidade nomeada Capital Cultural da Europa em 2009.

Serviço: o novo Consulado da Lituânia no Estado de São Paulo fica na Avenida Dr. Yojiro Takaoka, 4384, conjunto 1016, Santana de Parnaíba – Bairro Alphaville. Mais informações: (11) 4153-3592.

Capital já foi conhecida como Jerusalém do Norte

Com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, a Lituânia é uma das três repúblicas bálticas, ao lado de Estônia e Letônia. Foi a primeira república soviética a conquistar sua independência, em 1980. Vilnius, a capital, impressiona pelo número de igrejas, o que enfatiza seu perfil católico (hoje, mais de 80% da população é cristã).

São mais de 50 construções, dos mais diversos estilos arquitetônicos. Lendas remotas criam uma atmosfera mística em torno de Vilnius ao afirmar que a capital foi criada a partir de um sonho profético do grão-duque de Grediminas, no século XIV. Apesar de ter sofrido inúmeras invasões, o centro histórico da cidade foi preservado, fazendo com que a cidade velha fosse considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Mais antiga capital do Báltico, a cidade se tornou simbólica para a comunidade judaica, precisamente a partir do século XVI, sendo conhecida como a Jerusalém do Norte. Mas na Segunda Guerra Mundial, que perdurou de 1939 a 1945, 90% da população judaica foi exterminada pelos nazistas.

Em Vilnius, um dos pontos turísticos mais famosos é a Praça Arkikatedros que, no passado, costumava abrigar mercados e feiras. Mais recentemente, foi palco para as manifestações em prol da independência da Lituânia. Do alto da coluna onde se localiza a Torre Gediminas, o símbolo de Vilnius, se tem o melhor panorama da cidade velha, considerado parada obrigatória dos turistas. ,

A fortificação foi o que restou do castelo do século 14. É possível chegar até lá caminhando ou por meio de um bondinho, que sobe uma estrada sinuosa até o topo. Outro bom programa é visitar a Universidade de Vilnius, a mais antiga do leste europeu, fundada por jesuítas em 1579.