Trem de luxo rumo a Morretes e Antonina

A viagem com o trem de luxo paranaense, o Great Brazil Express, é um dos principais atrativos de pacotes de oito e dez dias, que incluem visitas ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu e que têm o público estrangeiro como principal alvo.

O que muita gente não sabe é que o primeiro trem de luxo brasileiro também faz viagens menores, rumo a cidades históricas do litoral do Estado. Um passeio bucólico de duração de um dia, perfeito para os paranaenses.

Um destes passeios será oferecido neste sábado, dia 26, com saída de Curitiba rumo a Morretes e Antonina, no litoral do Estado. A bordo de duas litorinas, com capacidade para até 44 passageiros, os turistas vão avistar as belezas da Serra do Mar, onde está o trecho da Mata Atlântica mais preservado do País.

Para quem já conhece o passeio e os destinos, o grande diferencial é o ambiente a bordo. As duas litorinas têm decoração inspirada na fauna e flora brasileiras, cortinas em seda, confortáveis poltronas ao estilo do século XVII, janelas panorâmicas, bares e TV de plasma transmitindo em tempo real as paisagens que passam do lado de fora do trem. O serviço de bordo inclui bebidas, petiscos e serviço de comissários bilíngües.

Do lado de fora

Carlos Renato Fernandes
Passeio proporciona vistas privilegiadas.

Durante o passeio, o turista vai ver que as amplas janelas do trem são como quadros de paisagens em movimento. As montanhas do Parque Estadual do Marumbi, a densa flora e cachoeiras, como o Véu da Noiva, estão entre os atrativos.

Além disso, também chamam a atenção os grandes túneis e viadutos que permeiam todo o trajeto. Dentre as obras de engenharia integradas à natureza mais surpreendentes está a Ponte São João, com 55 metros de extensão de muita emoção e beleza.

Logo em seguida, o trem passa pelo Viaduto Carvalho, um contorno sobre uma montanha em que o turista ganha a melhor visão da Serra do Mar e a sensação de estar flutuando. O túnel mais imponente, Roça Nova, tem 457 metros de extensão e 900 metros acima do nível do mar.

Morretes

Chegando a Morretes, uma das cidades mais antigas do Estado, o turista pode passear pelas ruas estreitas, conhecer o artesanato local e experimentar o famoso barreado, prato típico da região preparado com carne bovina, toucinho e temperos em panelas de barro, misturados à farinha de mandioca e servido com banana e frutos do mar.

Depois, a viagem segue de ônibus rumo a Antonina. No município vizinho a atração fica por conta da arquitetura, artesanato e quitutes, feitos com banana, fruta típica da região.

A volta à capital é pela Estrada da Graciosa (PR-410), conhecida pelo visual charmoso. É a rodovia pavimentada mais antiga do Estado, já que foi concluída em 1873.

Pacote

A BWT Operadora, empresa que comercializa oficialmente o Great Brazil Express no Brasil, oferece pacote no preço de R$ 280 por pessoa, que inclui, além do passeio pela Serra do Mar paranaense nos vagões requintados, serviço de bordo, transfer (hotel ou residência até a estação ferroviária), almoço e city tour pelas cidades de Morretes e Antonina e retorno de ônibus pela Estrada da Graciosa.
Mais informações: (41) 3888-3488 ou www.bwtoperadora.com.br.

Voltar ao topo