Fé leva turistas a Pernambuco

Para os cristãos, a Semana Santa tem um significado todo especial pelo simbolismo da ressurreição de Cristo. A história do maior líder da humanidade é recontada anualmente em Pernambuco em cantatas, procissões e encenações teatrais no Marco Zero, no Recife Antigo, e no maior teatro ao ar livre do mundo, no Brejo da Madre de Deus, em Nova Jerusalém, a 180 quilômetros de Recife.

O espetáculo de Nova Jerusalém, que chega este ano à sua 40.ª temporada, contempla um grandioso roteiro com os primeiros sermões de Jesus à multidão, passando pela última ceia com o milagre da transformação do pão e do vinho ao calvário e ascensão aos céus. O imenso teatro ao ar livre ocupa uma área de 100 mil metros quadrados, correspondente a um terço da área murada de Jerusalém nos tempos de Jesus. Cercado por uma muralha de pedra de três metros, o espaço é dividido em 12 palcos-platéia com destaque para o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o cenáculo da Última Ceia.

O público acompanha a transição de cenários caminhando a cada cena em uma integração única com os atores e figurantes que engrandece ainda mais o espetáculo. A encenação dura, em média, duas horas, durante uma temporada de oito dias, com um fluxo a cada noite de mais de oito mil pessoas.

Atores consagrados

Como todos os anos, o espetáculo A Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, tem em seu elenco muitos atores de renome nacional. Este ano, Carmo Dalla Vecchia estará no papel de Jesus, Herson Capri vai viver o procurador romano Pôncio Pilatos, Francisco Cuoco interpretará Herodes, Antonia Frering, Maria, e a paranaense Grazielli Massafera fará o papel de Maria Madalena.

A fidelidade do cenário, do figurino e o roteiro bem elaborado levaram à Nova Jerusalém mais de dois milhões de espectadores do Brasil e do mundo em 40 anos de espetáculo, comemorados este ano. Trata-se, sem dúvida, do mais imponente e bem-sucedido espetáculo do teatro pernambucano com a participação de quase 550 atores e figurantes. Uma curiosidade é que os figurantes costumam ser pessoas da própria comunidade ou turistas que se dispõem a participar do evento.

A próxima temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está marcada para acontecer entre os dias 31 de março e 7 de abril. A edição 2007 do espetáculo promete ser ainda melhor, pois a direção já anuncia uma modificação do espetáculo com mais realismo e dramaticidade na seqüência que vai desde o desespero de Judas, passando pela crucificação e morte de Jesus Cristo, a descida da cruz, a Mater Dolorosa, o sepultamento e a ressurreição de Jesus até a ascensão aos céus. Serão feitos ajustes na cenografia, nos efeitos especiais, na iluminação técnica e no áudio.

Espetáculo, que será apresentado de 4 a 8 de abril, atrai vinte mil pessoas por dia

Fotos: Divulgação
Cenários e figurinos terão algumas modificações para dar mais grandiosidade ao espetáculo.

Os turistas que optarem por não se deslocar para assistir ao espetáculo no teatro do Brejo da Madre de Deus, em Nova Jerusalém, podem permanecer na capital pernambucana e ver a montagem teatral da Paixão de Cristo do Recife, que será apresentada de 4 a 8 de abril, sempre às 20h, na Praça do Marco Zero. Mais de 900 mil espectadores já assistiram a dez representações desse evento, que é gratuito. Sob a direção de José Pimentel, que também interpreta Jesus há 29 anos, mais de cem atores, 300 figurantes e 50 técnicos se revezam para garantir o sucesso do evento que, este ano, volta a ser apresentado na revitalizada Praça do Marco Zero, no Recife antigo. São nove cenários feitos com madeira, isopor e tecidos.

Além de diretor do espetáculo, José Pimentel interpreta Jesus há 29 anos.

De acordo com o diretor do espetáculo, o evento tinha inicialmente um apelo local, mas assumiu nos últimos anos uma dimensão turística. A idéia é que o público visitante fique no Recife, vá comer o bacalhau no maior pólo gastronômico do nordeste, tome um banho de mar nas praias pernambucanas, aprecie as manifestações litúrgicas do Recife e Olinda e claro, assista gratuitamente à Paixão de Cristo do Recife. ?Para o turista, é a chance de aproveitar melhor o tempo de permanência na capital pernambucana, desfrutando de várias praias, uma gastronomia diversificada, um roteiro religioso e cultural repleto de manifestações litúrgicas, nas igrejas e mosteiros de Recife e Olinda.?

Segundo Pimentel, a montagem é marcada por fogos indoor, cascatas e efeitos pirotécnicos principalmente durante a aparição dos demônios e em seguida ao terremoto depois da morte de Cristo. A expectativa para o espetáculo da Paixão de Cristo 2007, marcado para acontecer entre os dias 4 e 8 de abril a partir das 20h, é de que o cenário e o figurino sejam modificados para dar ainda mais grandiosidade ao espetáculo. Para esse espetáculo, há uma procura diária de mais de 20 mil pessoas, sendo que os dias mais concorridos são a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia.

Mais informações sobre a Paixão de Cristo em Recife podem ser obtidas pelos telefones (81) 3423-3186 e 3421-8456.

Pernambuco das Paixões

Além dos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e Nova Jerusalém, há muitas outras atrações montadas pelo projeto Pernambuco das Paixões. O circuito de entretenimento, cultura e religião é revelado em procissões, missas, cantatas e visitas a capelas e igrejas. No interior, a religiosidade também está presente nas cidades de Pesqueira, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Poção, Garanhuns, Gravatá e Paudalho. O Domingo de Ramos é uma das procissões mais famosas com a presença de mais de 40 mil pessoas no cortejo de Poção. Já em Pesqueira, o espetáculo da Paixão de Cristo contou com a presença de mais de oito mil pessoas no Pátio do Convento Franciscano.

Voltar ao topo