Discoporto atrai turistas em Barra do Garças

Para quem sai de Goiânia, Barra do Garças (MT) está no roteiro para a Ilha do Bananal. São cerca de 400 quilômetros da capital de Goiás. A cidade, início da Serra do Roncador, foi ponto de partida para o coronel inglês Percy Harrison Fawcett na sua aventura pelas selvas brasileiras. Místico e aventureiro, o coronel Fawcett foi uma espécie de Indiana Jones do começo do século. Ele desapareceu na Serra do Roncador, onde procurava cidades perdidas e acreditava que o lendário continente da Atlântida tivesse naufragado no centro-oeste brasileiro.

Por um bom tempo, o jornal The Times, de Londres, chegou a oferecer um prêmio de 10 mil libras esterlinas para quem o localizasse vivo ou morto. Alguns estudiosos acreditam que Fawcett foi morto pelos índios kalapalos. O sertanista morto Orlando Villa-Boas foi um dos que sustentaram tal tese.

Suposições à parte, o importante é que Barra do Garças oferece uma gama de atrações ao turista. A começar pela Serra do Roncador, nome que se deriva dos roncos que o vento produz ao penetrar pelas embocaduras dos paredões de pedra. Não faltam comunidades místicas que se reúnem no local.

O Parque Estadual da Serra Azul, a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças, é o começo da Serra do Roncador. Ali, na década de 80, o ex-senador Valdon Varjão construiu um discoporto (aeroporto para disco voador), que se transformou em roteiro de peregrinação de turistas e místicos. ?Vem gente de várias partes do mundo, inclusive, muitos do exterior. É impressionante como o povo gosta de ver isso aqui?, afirma o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Estado e Meio Ambiente de Mato Grosso (Gema), Durval Ferreira de Oliveira.

Outro ponto bastante procurado é a Gruta dos Pezinhos, cujo teto é cheio de marcas de pezinhos. Estudos indicam que o local tem mais de 300 mil anos, mas o mistério permanece: ninguém sabe o porquê dos sinais no teto. Para evitar problemas com a possível descaracterização da gruta, as visitas estão proibidas, por enquanto. (DO)

Mais informações sobre esse passeio podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças, telefone (66) 402-2021, ou à Funai de São Félix do Araguaia, telefone (66) 3522-1699.

Voltar ao topo