10 proibições recentes e controversas pelo mundo

Não importa o quanto pensemos que somos livres em nossa sociedade; desde que o mundo é mundo sempre há algo proibido. Algumas coisas não nos afetam, mas outras sim. Veja a seguir uma lista de 10 coisas recentemente proibidas e controversas ao redor do globo.

1. Gordura trans

A indústria alimentícia é a favor da gordura trans, pois possibilita que os produtos permaneçam frescos por mais tempo e também são mais baratos, o que reduz o custo da produção. A principal preocupação com a gordura trans é o que ela pode fazer ao corpo: colesterol alto e em alguns casos, doenças cardíacas. Em 2003, a Dinamarca tornou-se o primeiro país a proibir alimentos contendo grandes quantidades de gordura trans. Agora só é permitido 2% de óleo em qualquer alimento que possa conter gordura trans. A Suíça tomou uma medida parecida em 2008.

Fato curioso: O Center for Science in the Public Interest processou a rede KFC (Kentucky Fried Chicken) por usar gordura trans em seus alimentos. A KFC disse que “existe uma série de fatores para considerar (o uso da gordura trans) incluindo manter um sabor único na receita original do Colonel Sanders”. Em 2006, a KFC anunciou que iria substituir em parte o óleo de soja hidrogenado, que atualmente usa, por óleo de soja linoléico com zero de gordura trans em todos os restaurantes, contudo os biscoitos ainda conterão gordura trans.

2. Andador para bebê

Até mesmo um simples andador para bebê pode causar alvoroço. Em 2004, o Ministro da Saúde canadense anunciou a sua proibição. O ministério afirmou que entre 1990 e 2002, houve 1,935 relatos de crianças que se machucaram por conta dos andadores. Foi determinado que crianças pequenas “não tem a prática necessária, reflexo ou habilidade cognitiva para usar seguramente o produto”. O Canadá é o único país a proibir andador de bebê: é proibido vender, anunciar ou importar.

Fato curioso: Muitos pais acreditam que andadores para bebê ensinam a criança a andar mais rápido, porém, estudos sugerem que isso não é verdade, e na realidade pode atrasar a ação de andar em duas ou três semanas.

3. Lâmpada incandescente

Com o uso da lâmpada fluorescente que dura mais de cinco anos e utiliza 75% menos de energia, alguns países decretaram leis para interromper o uso das lâmpadas incadescentes. O primeiro país a proibí-las foi a Austrália, com uma lei aprovada em 2007. Já Cuba trocou todas as incandescentes para as fluorescentes e proibiu a venda e importação em 2005. Nos EUA acabarão com as lâmpadas incandescentes em 2012, sendo que na Califórnia, recentemente, foi aprovado um projeto de lei para interromper seu uso em 2018.

Fato curioso:
A lâmpada fluorescente compacta, como todas outras lâmpadas fluorescentes, contém mercúrio, que é extremamente tóxico para humanos e animais.

4. Clicletes

Quem assistiu a Fantástica Fábrica de Chocolates, provavelmente vai lembrar, ao ler esse tópico, da personagem Violet Beauregarde, a menina que mascava chiclete incontrolavelmente. A goma de mascar foi proibida em Cingapura em 1992 e a lei revisada em 2004. Um dos fatores para a proibição foi por conta de atos como colar o chiclete em bancos, mesas e em portas com sensores. Foi regulamentado que não deve ser feito uso para fins pessoais. Trazer chiclete do exterior, mesmo em pequenas quantidades, é proibido. O governo de Cingapura, em 2004, reconheceu os benefícios para saúde de alguns chicletes tais como os sem açúcar que contém substâncias que fortalecem o esmalte dos dentes. Porém, a venda desse chiclete medicinal só é permitida se feita por dentistas ou farmacêuticos, que devem anotar os nomes dos compradores. Cingapura é o único país com proibição de chicletes.

5. Fumar em filmes ou na TV

O primeiro pa&,iacute;s a proibir a veiculação de imagens do consumo de tabaco em filmes e programas de televisão foi a Índia, em 2005. Quando um ator fuma ou consome tabaco na tela, os canais de televisão devem borrar a cena. Para os filmes que contém tais cenas, aparece um texto no meio da cena que avisa os perigos que o tabaco causa.

Fato curioso: No começo do ano, a Alta Corte de Delhi derrubou a proibição indiana federal de fumar em filmes dizendo que a realidade na vida e qualquer outra censura pode violar o direito fundamental dos artistas para a liberdade da palavra e expressão.

6. Sacolas plásticas

Agora com a consciência ecológica mais aflorada, os sacos plásticos não são mais vistos com bons olhos. Entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos são consumidos no mundo inteiro a cada ano. Em 2002, Bangladesh foi o primeiro país a proibir sacos plásticos após descobrir que as sacolas bloqueavam os bueiros e foram uma das principais causas da devastação nas enchentes de 1988 e 1998. Além das sacolas plásticas não serem biodegradáveis nos aterros sanitários, podem ser perigosas aos animais marinhos.

Países que proibiram as sacolas plásticas: África do Sul, Austrália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, cidades como São Francisco e Oakland proibiram sacolas plásticas dos mercados e utilizam de sacolas ecológicas.

Fato curioso: De acordo com o Natural Resources Defense Council, as sacolas plásticas usadas anualmente nos Estados Unidos exigem cerca de 12 milhões de barris de petróleo para sua produção. Sendo que os sacos de papel utilizam 14 milhões de árvores. Em um aterro sanitário, sacolas plásticas ocupam menos espaço do que as de papel.

7. Modelos super magras

Por conta da morte da modelo uruguaia de 22 anos, Luisel Ramos, que teve um ataque cardíaco pouco antes de entrar na passarela, foi criada uma proibição para modelos super magras ou menor que o tamanho 32 (uma mulher “padrão” usa entre 38, 40. Marilyn Monroe usava tamanho 44). A modelo estava comendo apenas alface e tomando coca-cola diet por três meses, e comentava com sua agente que teria um grande futuro se perdesse muitos quilos. Estilistas assinaram um documento em conjunto com o governo italiano declarando que todas as modelos, para desfilarem, devem apresentar um índice de massa corporal (IMC) e um corpo saudáveis. Um desfile anual em Madrid proibiu modelos com IMC inferior a 18, e Londres também adotou a medida.

Fato curioso: Em 2007, a irmã de Luisel, a modelo Eliana, então com 18 anos, morreu de ataque cardíaco aparentemente causado por má nutrição.

8. Animais em circo

A proibição de animais em circos é uma das mais recentes e ganhou força depois que membros de um grupo boliviano de direitos dos animais entraram secretamente em circos. Eles revelaram que os animais são confinados e forçados a ficar em locais sem espaço para se moverem. O senado boliviano concordou com a proibição e o presidente Evo Morales assinou uma lei em julho de 2009. Em outros países como Áustria, Costa Rica, Finlândia e Dinamarca também existem proibições parecidas como essa, principalmente com certas espécies de animais selvagens. A Bolívia é o primeiro e único país a proibir tanto animais selvagens como domésticos em circos itinerantes.

Fato curioso: Uma matéria recente sobre a crueldade com animais de circo fez com que o circo Ringling Bros. And Barnum & Bailey esclarecesse por escrito como os seus animais são tratados.

9. Venda de cigarros e tabaco

Todo mundo está familiarizado com as regulamentações recentes que andam afetando fumantes de todo mundo. Em 2004, a Irlanda tornou-se o primeiro país a proibir o fumo em lugares fechados, incluindo restaurantes e bares. Em 2008, o Butão, que fica entre a Índia e a China, foi o primeiro país a proibir completamente a venda de cigarros. Apesar disso, o contrabando de produtos de tabaco aume,ntou no país, e quem é pego é multado com $232 (mais do que dois meses no salário). No Brasil, foi criada a lei antifumo que foi sancionada recentemente pelo governador José Serra, que proíbe o uso de cigarro e tabaco em ambientes de uso coletivo no estado de São Paulo.

Fato curioso: A primeira proibição de tabaco em âmbito nacional foi imposta pelo partido nazista. Fumar era proibido em universidades, correios, hospitais militares e no gabinete do Partido Nazista. O Instituto para Pesquisa dos Riscos do Tabaco foi criada em 1941 sob as ordens de Adolf Hitler – que não bebia, não fumava ou consumia carne vermelha. Muitas campanhas anti-tabaco foram difundidas pelo regime nazista até seu final em 1945.

10. Bater nos filhos

A Suécia foi o primeiro país, em 1979, a proibir que pais batessem em seus filhos. Passaram-se muitos anos até outros países também adotarem a lei. Agora 24 países proíbem a prática. Os mais recentes são a Venezuela, Uruguai, Portugal, Espanha e Nova Zelândia, em 2007. Em 2008, a Costa Rica e a República de Moldova também adotaram. Existem muitos estudos feitos com resultados sobre a proibição sueca do espancamento. Um dos estudos sugere que ocorreu quase a erradicação do abuso infantil no país. Outros estudos mostram a Suécia com a menor taxa de mortes de crianças devido ao abuso entre 20 dos 27 países desenvolvidos.

Fato curioso: Nos Estados Unidos (em todos 50 estados) é permitido por lei os pais baterem em seus filhos. Em 23 estados a punição corporal ainda é lícita nas escolas públicas. No Canadá foi proibida a punição corporal em crianças com menos de dois e mais de 12 anos, como também o uso de qualquer objeto como a palmatória.