Aparelho diminui gasto de energia e água em chuveiros

Para mudar o foco dos negócios, a KL Telecom, pequena empresa de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, investiu em um produto ecologicamente correto, que economiza água, energia e o salário de seus consumidores. O Eco Shower Slim será lançado durante a 10ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica entre os dias 7 e 9 de agosto.

O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) e Associação Industrial com o apoio do Sebrae, Governos Federal e de Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

O aparelho diminui o gasto de energia e de água e é preparado para que o próprio consumidor possa fazer a instalação em um chuveiro elétrico comum. “Ele evita que o chuveiro fique na posição ‘inverno’ e esquente excessivamente a água, que é temperada novamente quando o consumidor abre mais a torneira e aumenta o volume de água”, explica Cláudio Orlandi Lasso.

O botão giratório permite que o usuário escolha a quantidade de água e a temperatura do banho. O produto também aumenta a segurança porque é instalado diretamente no cano e evita o contato do consumidor com o aparelho ligado, que pode resultar em um choque elétrico.

O Eco Shower Slim representa uma guinada para a KL Telecom. A empresa faz a montagem, instalação e manutenção de equipamentos de telecomunicação produzidos no próprio pólo. Algumas dessas empresas começaram a fazer, elas mesmas, a montagem. “Percebemos que estávamos nos tornando concorrentes dos nossos próprios fornecedores”, conta Lasso. A idéia deve colocar a KL Telecom em um novo mercado, muito mais rentável.

Na hora de escolher outro rumo para os negócios, o empresário e engenheiro eletricista quis investir em um produto afinado com as novas necessidades da população. “A escassez de água e de energia exigem esse tipo de tecnologia”, explica. O lançamento é o primeiro de uma família de quatro produtos.

O custo foi calculado para que o produto se pague. “Em uma casa com uma família de cinco pessoas, tomando um banho de quinze minutos por dia, a economia média é de cerca de R$ 30 por mês. O Eco Shower Slim foi projetado para custar três parcelas de R$ 32 ao consumidor final”, diz o empresário.

O primeiro lote terá 500 unidades e o segundo duas mil. A capacidade produtiva é de sete mil por mês. “No segundo lote nossos investimentos já devem ter sido retornados”, diz Cláudio. A produção irá envolver outras dez empresas e seis delas estão em Santa Rita.

O Vale da Eletrônica

O Arranjo Produtivo Local da indústria eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, conhecido como ‘Vale da Eletrônica’, é constituído por 124 empresas que empregam 8,5 mil colaboradores e fabricam mais de 10 mil produtos.

Voltar ao topo