Resultado de exames via celular

Curitiba sediou, na última semana, o 40.º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, uma das áreas médicas que mais avança no desenvolvimento tecnológico. Em meio a inúmeras máquinas, sistemas laboratoriais completos que executam todas as tarefas sem a interferência humana e até já indicam o resultado, uma idéia muito mais simples, mas com igual inovação tecnológica, chamou a atenção: o uso do telefone celular para a consulta de resultados de exames.

 Em parceria com os grandes laboratórios e as principais operadoras de telefonia móvel do País, a Veus Technology apresentou, durante o congresso, seu mais novo serviço, o acesso aos resultados do exame através do navegador WAP do telefone celular, nos moldes do que já é feito via internet. ?A intenção não é a de substituir o laudo impresso ou a consulta via terminal, mas de explorar a tecnologia para agilizar o acesso à informação?, explicou a diretora da empresa, Marcela Bronstein.

Com o novo serviço, já disponível para sete laboratórios do Rio de Janeiro e um de São Paulo, médicos e pacientes podem obter informações, a qualquer momento, do resultado de um exame que acabou de ser concluído ou o histórico do paciente para fazer o acompanhamento de sua saúde. ?Qualquer aparelho que tenha acesso WAP pode acessar o serviço, que já está nos portais das operadoras. O paciente pode acessar seus laudos, enquanto o médico pode pesquisar o histórico de todos seus pacientes e, inclusive, analisar imagens como uma radiologia de crânio?, disse Marcelo Botelho, diretor responsável pelo desenvolvimento tecnológico da Veus. ?Com um aparelho mais moderno, tendo um visor maior e uma conexão mais veloz, o médico passa a ter um consultório de bolso?, acrescentou.

Marcela: ?A intenção não é a de substituir o laudo impresso?.

Para exemplificar a utilidade do serviço, Marcela cita o exame de BHCG, que detecta a gravidez. ?É uma informação aguardada com muita ansiedade,  a pessoa não vai querer esperar ir ao laboratório para saber se está grávida ou não, pode monitorar o resultado via celular e saber a resposta em tempo real,? comentou.

Outro serviço disponibilizado pela empresa é o envio de torpedos via SMS para lembrar os pacientes de exames e de fazer o jejum, por exemplo, além de avisá-los, e a seu médico, imediatamente, em caso de algum resultado que apresente risco, como uma taxa de glicemia alta ou outros resultados críticos de alguma vitamina.

Botelho: ?Paciente pode acessar laudos e o médico pode pesquisar o histórico dos pacientes?.

Para Botelho, que pretende oferecer a inovação tecnologica aos laboratórios paranaenses, o serviço tem possibilidade de crescimento muito grande, visto o grande número de celulares existentes no País. ?Hoje, a principal ferramenta de acesso a laudos é a internet, porém, temos 35 milhões de usuários de internet no País, enquanto temos 95 milhões de usuários de telefone celular, é muito mais conveniente que a solução esteja no celular, e não na internet?, argumentou. ?Também no celular, temos todos os protocolos de segurança, iguais aos utilizados pelos bancos. Em no máximo dois anos, o celular será a plataforma mais utilizada para recuperar laudos?.

Congresso trouxe o que há de novo para laboratórios

Fonseca: ?O fluxo de informação que circulou foi invejável?.

Realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, o 40.º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica reuniu os principais laboratórios e profissionais do Brasil para debater os rumos da atividade no País. ?Com 283 professores palestrando em oito atividades concomitantes para todos os interesses dentro do tema, o fluxo de informação que circulou nesses quatro dias foi invejável?, comentou o presidente executivo do congresso, Armando Fonseca.

Além das inúmeras palestras e simpósios, a 40.ª edição do congresso anual contou com uma exposição técnico-científica com mais de 100 empresas apresentando os mais novos equipamentos e serviços para os laboratórios clínicos. A organização estimou uma movimentação de mais de R$ 200 milhões em negócios. ?Temos laboratórios que atendem até 20 mil pessoas por dia, cada pessoa fazendo, em média, cinco exames. Se os laboratórios de análises clínicas não tivessem um processo de informática bem estruturado isso não seria possível?, disse Fonseca.

Para o presidente-executivo do evento, além do acesso a exames via celular, a principal novidade apresentada na exposição científica foram as estações de trabalho capazes de fazer 50 testes diferentes sem exigir a interferência humana. ?Acabou a transcrição de resultados, a máquina o emite direto para o computador, o homem só entra no processo para interpretar os resultados e escrever o laudo?, comentou. Para ele, o próximo passo na tecnologia médica será a consolidação da telemedicina, em que o especialista é capaz de analisar um exame por imagem e fazer o diagnóstico a quilômetros de distância do paciente.

Bancos também se preparam para usar tecnologia

Outra área que está apostando na versatilidade dos aparelhos celulares é a financeira. Prevendo o crescimento do acesso à internet via celular nos próximos anos, os grandes bancos do País já começam a desenvolver soluções para consultas de saldo e  até para transações pelo celular, acreditando que tais ações vão ganhar popularidade.

Em entrevista ao portal de internet Web Insider, o gerente de mobilidade do Banco do Brasil, Raul Moreira, anunciou a criação do ?BB no bolso?, o programa WAP do maior banco brasileiro. Com tarifas acessíveis, variando entre operadoras, e compatível com a maioria dos aparelhos, Moreira previu que, em pouco tempo, o celular será mais utilizado que a internet para tais operações.

Outros bancos, como Itaú, Bradesco e Unibanco, que já disponibilizam consultas de saldo, além de simulações de seguros e acesso a informações do mercado financeiro via celular, estão desenvolvendo tecnologia para também efetuarem transações ainda este ano. Um dos fatores que deve contribuir para a consolidação desse novo serviço bancário é a segurança, uma vez que é muito mais difícil que um celular seja hackeado ou invadido por um vírus.

Voltar ao topo