Excesso de jogos eletrônicos de vídeo afetam atividade cerebral

Excesso de jogos eletrônicos do tipo playstation, que usam o vídeo como recurso, afetam a atividade da zona do cérebro responsável pelas emoções. Foi o que comprovou o professor de neurologia da Universidade Nihon de Tóquio, o professor Akio Mori, após estudos realizados com 240 pessoas durante dois anos.

Ele apresentou, recentemente, os resultados de seu trabalho, conduzido no Japão, com pacientes entre seis e 29 anos de idade, na reunião da Sociedade de Neurociências, nos Estados Unidos. Segundo Mori, aqueles que costumam jogar entre duas e sete horas por dia deixam de emitir ordens cerebrais do tipo “beta”. As ordens beta são responsáveis por medir a atividade do lóbulo frontal, que controla as emoções e estimula a criatividade.

Quando o nível de ondas beta diminui, as pessoas se irritam com mais facilidade e apresentam problemas de concentração, explicou o pesquisador. Ele disse também que é preocupante o efeito eventual desses equipamentos no sistema nervoso autônomo, que controla funções como a respiração. Entre os voluntários do estudo, houve quem tivesse o nível de ondas beta recuperado depois de se abster desse tipo de jogo por três meses. Mori se diz preocupado principalmente com o efeito dos jogos eletrônicos de vídeo nas crianças. (Lana Cristina, com informações do site espanhol Navegante)

Voltar ao topo