Padre Quevedo expõe parapsicologia na capital

A parapsicologia, ciência que estuda os fenômenos incomuns relacionados com o homem, é tema de um curso que termina hoje na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Curitiba. O professor do curso é o padre jesuíta integrante do Centro Latino-americano de Parapsicologia, Oscar Gonzalez Quevedo.

Padre Quevedo explicou que a parapsicologia é inicialmente ligada à ciência, mas há algum tempo, a religião se interessa por ela. O objetivo é desvendar quais são os milagres verdadeiros e quais são falsos, criados por charlatões que abusam da inocência das pessoas. Quevedo se notabilizou no Brasil justamente “caçando” charlatões no programa Fantástico, da Rede Globo. “Não há como controlar os fenômenos parapsicológicos. Quando alguém procura mostrar que tem domínio sobre eles, normalmente é um enganador”, afirmou o padre, destacando que a parapsicologia já chamou atenção de 56 mil religiões em todo o mundo. “Hoje a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz com que todos os seminaristas do Brasil estudem parapsicologia. Pena que não há professores suficientes para isso”, contou Quevedo. O padre destacou que também o Vaticano já se interessa pela ciência.

O padre contou que o objetivo do curso é, em oito horas, procurar passar o máximo de conhecimentos sobe a parapsicologia. “Vamos utilizar transparências e ser bem didáticos. O interessante é que o espaço para as perguntas da platéia será grande. Nossa vontade é esclarecer o maior número de dúvidas possível”, salientou o parapsicólogo.

Durante o curso, ele fez demonstrações de como pessoas se utilizam de alguns conhecimentos tentando fazer parecer milagres aos olhos dos leigos.

Voltar ao topo