Tampa de esgoto de 1904 reforça acervo da Sanepar

O acervo da Sanepar recebeu ontem uma relíquia. Foi encontrada em Curitiba uma tampa da primeira rede de esgoto da cidade, datada de 1904. Ela foi devolvida à Sanepar por Heloísa Helena Grubhofer. A peça, que tem um grande valor histórico, nos últimos anos serviu para tampar uma churrasqueira na casa de Heloísa. Ela contou que está com a peça há 25 anos.

Segundo a antiga dona da peça, seu marido ganhou a tampa de um amigo, mantendo-a guardada durante um bom período. “Não sei direito a história dela. A única coisa que eu sei é que quando me casei, ela já estava de posse de meu marido”, destacou. Heloísa contou que resolveu doar a tampa após a morte dele, há três anos. “Estou fazendo uma limpeza, como ela não tem nenhuma utilidade para mim, decidi doá-la”, explicou, confessando que nem imaginava o valor histórico da peça de 98 anos. “Pensei até em vendê-la num ferro-velho.”

A coordenadora de Patrimônio Histórico do Saneamento da Sanepar, Dorca Ana de Souza, explicou que essa é a segunda tampa de 1904 que a Sanepar terá exposta em sua Sala de Patrimônio Histórico. “Essa tampa faz parte do primeiro sistema de esgoto de Curitiba, que começou a ser feito em 1904 e só entrou em operação definitiva em 1908”, afirmou Dorca, destacando que a cada tampa feita era gravado nela o ano. Nessa, aparecem as inscrições “Saneamento 1904 Corytiba”.

A Sala de Patrimônio histórico da Sanepar está aberta diariamente para a visitação no horário comercial na Rua Engenheiros Rebouças, 1376.

Voltar ao topo