Guaratuba

As fazendas de ostras de Cabaraquara

A localidade de Cabaraquara, em Guaratuba, produz as melhores ostras do país. As características da região, com águas quentes e de estuário, fornecem as condições ideais para o cultivo do fruto do mar, que tem grande valor nutricional e é conhecido como afrodisíaco.

O Projeto Ostra Viva é pioneiro no cultivo de ostras nativas em todo o Brasil, e já serviu como base de pesquisas universitárias. Lá, além de saborear o fruto do mar em diversas formas, é possível conhecer a cultura de ostras e ter uma aula de preservação ambiental, conhecendo a riqueza da fauna e da flora locais.

A região é belíssima, fauna e flora praticamente intocadas. O ambiente é rústico, mas o atendimento é profissional e a comida é de alta qualidade, o que faz com que o local seja procurado o ano todo. Mas no verão o movimento aumenta tanto que não é possível atender a todos. “Gostamos de atender bem nossos visitantes, levando-os para conhecer as fazendas e explicando sobre a cultura de ostras e a importância nutricional desse alimento. Por isso nem sempre é possível receber todo mundo”, comentou o responsável pelo empreendimento, Hamilton Kirchner Filho. A dúzia de ostras custa em média R$ 15,00.

O local foi o primeiro na região a ter a certificação do Projeto Cultimar, que garante a qualidade das ostras. “A cada 30 dias são feitas análises nas ostras e também na água”, comentou Hamilton.

Há 22 anos pesquisando sobre a cultura de ostras, Kirchner veio a Guaratuba para começar uma nova vida, longe do stress das grandes cidades. Começou como extrativista, mas logo percebeu que aquela atividade predatória acabaria afetando o equilíbrio ambiental, e resolveu cultivar as ostras. Hoje é um verdadeiro expert no assunto, e produz a cada ano cerca de 12 mil dúzias de ostras, quantidade ainda considerada pequena. “Só para suprir a demanda precisaria de 20 mil dúzias”, comentou.

Informações:

Ostra Viva (41) 3473-3274

Secretaria Municipal de Turismo de Guaratuba (41) 3442-8243

www.guaratuba.gestour.com.br

www.guaratuba.pr.gov.br