Diversão para todos!

Projeto possibilita mamães no cinema com filhos pequenos

Manuela tem apenas um ano e dois meses, mas já é uma frequentadora assídua das sessões de cinema. Isso porque, desde que ela tinha apenas dois meses de idade, acompanha sua mãe, a administradora de empresas Vanessa Ribeiro Erziger, de 32 anos, nas exibições de filmes organizadas pelo CineMaterna, um projeto que oferece entretenimento aliado ao conforto para mães e bebês de até 18 meses de idade. “É muito gostoso, a gente conversa com outras mães, encontra as amigas e depois ainda passeia no shopping”, diz Vanessa. Sobre a aceitação da filha em passar a tarde assistindo a um filme, ela relata que a pequena sempre foi muito tranquila. “Ela costuma ficar calma e dorme durante o filme. Mas há pouco tempo a Manu começou a andar, quero ver como ela vai se comportar a partir de agora”, revela.

Outra mãe fiel ao projeto, que não perde um filme, é a também administradora Graziele Andrade Gai, 33, mãe da Beatriz, de oito meses. “Venho sempre e acho ótimo. As condições são ideais, o ar condicionado não é forte, temos trocador, luz e um ambiente todo preparado para os bebês. Assim, temos toda a tranquilidade para assistir a um bom filme e ter uma tarde de diversão, para sair um pouco de casa. E a Beatriz também gosta, fica olhando para a tela, concentrada”, conta Graziele, que também observa que esses encontros são excelentes oportunidades para que as mães façam novas amizades e troquem experiências sobre os cuidados com os filhos.

Primeira vez

Mas não são só as mães que aproveitam os benefícios do projeto. Tem muito pai que também curte o CineMaterna. Este é o caso do administrador de bancos de dados Rafael Ceolim, 32, que aproveitou a oportunidade para pegar um cineminha com a esposa, a dona de casa Quedma Ceolim, 28, e com o filho Oliver, de um ano, depois de um longo tempo afastados das telonas.

“Esta é nossa primeira vez no CineMaterna e estamos bem empolgados. Aproveitamos que meu marido está de férias e trouxemos o Oliver para conhecer o cinema. Além disto, vir sozinha com o bebê é muito difícil, tem o carrinho, a troca de fraldas, compra de ingressos e fazer tudo isto sozinha é complicado”, diz Quedma. E Rafael ressalta a importância de estar junto nesse momento. “Eu queira estar junto quando Oliver viesse ao cinema pela primeira vez e nós achamos que no CineMaterna seria a oportunidade ideal”.

Tudo é pensado para que eles possam aproveitar o filme com toda a comodidade possível. Foto: Gerson Klaina.

Como funciona?

Essas tardes de cultura e interação entre mães e bebês só são possíveis porque, em 2008, um grupo de mães de São Paulo teve a iniciativa de propor essas sessões especiais de cinema para um shopping. “O CineMaterna surgiu com duas amigas que engravidaram ao mesmo tempo. Elas adoravam ir ao cinema, mas não tinham como ir com os bebês, pois o pessoal se incomodava com o barulho. Então, elas tiveram a ideia e apresentaram uma proposta para um shopping, de abrir uma sala em que as mães pudessem levar os bebês. E os shoppings gostaram da ideia, que hoje está presente em 35 cidades brasileiras”, explica a coordenadora do CineMaterna em Curitiba, Silvana Calabrese do Carmo.

Sobre as vantagens para as mães e os bebês, Silvana explica que tudo é pensado para que eles possam aproveitar o filme com toda a comodidade possível. “O som não é tão alto o, ar condicionado é mais ameno, a luz não é toda apagada para que a mãe possa cuidar do bebê. Nós também montamos na sala toda uma infraestrutura para que ela possa trocar o bebê: tem fralda, lenço, o que ela pre,cisar. Então, ela cuida do bebê e assiste ao filme”. E as mães participam até da escolha do filme que será exibido. “A gente faz uma enquete pela internet, elas votam e o mais votado é o que a gente vai assistir”, garante a coordenadora.

Opinião da especialista

De acordo com o relato da pediatra e doutora em pediatria Honorina de Almeida, dado ao site do CineMaterna, um bebê saudável pode sair de casa desde as primeiras semanas de vida. No entanto, como é uma situação nova para a família, requer uma fase de acomodação. “Nessa fase, o bebê está adaptando-se ao mundo fora da barriga da mãe, então, é importante que as saídas sejam planejadas e aconteçam de maneira gradual”. Sobre a permanência da criança em um ambiente fechado como um cinema, ela explica que, com os cuidados corretos, não há problemas. “Se pensarmos no ambiente de uma sessão de cinema comum, sim, ele talvez seja inadequado. Mas isso muda quando pensamos em uma situação especial de cinema que se propõe a realizar uma sessão para pais acompanhados de seus bebês”.