Tem pra todos

Intolerantes a glúten e lactose também podem aproveitar a Páscoa

De uma coisa, ninguém duvida: o chocolate é um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. E, especialmente nesta época do ano, com a chegada da Páscoa, fica difícil para os fãs dest a iguaria feita à base de cacau resistir a um ovo ou bombom de chocolate. Só que, até pouco tempo, para muitas pessoas, desfrutar dos prazeres proporcionados por um pedaço de chocolate era algo inviável devido à ideologia vegana ou a problemas como intolerância ou alergia a algum (ou alguns) dos ingredientes das receitas tradicionais, como leite e derivados (intolerantes), glúten (celíacos) ou açúcar (diabéticos). Ainda bem que isso mudou.

Cada vez mais, as indústrias do setor e os fabricantes de chocolates artesanais aumentam a produção e a variedade de ovos especiais, produzidos justamente para satisfazer esses clientes. “A indústria está cada vez mais desenvolvendo produtos que tragam opções diferenciadas para todas as necessidades e gostos dos consumidores. Cuidar da saúde é fundamental, assim como acompanhar as tendências do mercado e trazer inovação”, afirma o vice-presidente de Chocolates da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Ubiracy Fonseca.

Quem também se preocupa em oferecer produtos que contribuam uma alimentação saudável e com o estilo de vida seguido por seus clientes é a empresa Buena Vibra Quitutes Veganos. “Para a Páscoa, preparamos ovos tradicionais e ovos trufados nos sabores paçoca, morango, avelã, nozes, macadâmia, framboesa, coco, café. Todos eles veganos, sem glúten, lactose ou produtos de origem animal. Além dos ovos, também investimos nas trufas gourmet”, garante o sócio Caio Kim. Além dos ingredientes usados, outra diferença é o cuidado para que não haja contaminação cruzada com glúten e lactose, garante o empresário.

Segundo ele, a procura por estes produtos é cada vez maior. “Nosso cardápio é 100% vegano e tem uma boa procura pelo público. Temos clientes dos mais diversos perfis, além dos veganos, vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose, muitas pessoas nos procuram como uma opção saudável. E, fora da Páscoa, durante o ano, vendemos cookies trufados e de goiabada, bolos, cheesecakes, pavês, tortas e brownies”. E o empresário ainda garante que seus chocolates podem ser consumidos por qualquer pessoa. “A única restrição é para diabéticos ou para quem tem alergia a algum componente dos produtos, como amendoim”.

Palavra de especialista

A engenheira de alimentos e professora do UniBrasil Centro Universitário Cláudia Degáspari explica que os produtos sem glúten, lactose ou produtos de origem animal são denominados, de acordo com a legislação brasileira, como “alimentos para fins especiais”, produzidos para atender a consumidores que apresentam problemas nutricionais específicos.

Mas, mesmo feitos com ingredientes diferenciados, esses produtos não são indicados para quem quer perder peso. “As únicas diferenças encontradas neles são a isenção de trigo e outros cereais similares (produtos destinados a celíacos) e a isenção de leite e derivados (para indivíduos intolerantes à lactose). Nesses casos, não ocorre necessariamente uma redução no valor calórico do produto, portanto, tais produtos não devem ser cogitados em dietas para redução de peso”.

O mesmo acontece com o chocolate diet. “Esse é um produto específico destinado para portadores de Diabetes mellitus. Com a retirada do açúcar, outras substâncias são adicionadas em seu lugar. Na grande maioria, o teor de gordura dos chocolates diet é mais elevado do que nos chocolates normais, para permitir um melhor equilíbrio de todos os ingredientes empregados”.