Aprendendo a sensualizar

Mulheres buscam cada vez mais cursos para apimentar a relação

Não são só os livros e o filme Cinquenta Tons de Cinza que vêm despertando as mulheres para sua sexualidade, fazendo com que elas pensem e falem sobre sexo e busquem novas ideias para alcançarem satisfação e prazer a dois. Para as mais animadas e aquelas que desejam aprender novas práticas e técnicas eróticas, uma boa opção é participar de cursos sensuais. Isso mesmo! É possível frequentar aulas sobre sexo! Mas não se preocupe, você não irá passar por nenhum constrangimento, pois os cursos são teóricos e os exercícios são feitos com ferramentas mais lúdicas, como cadeiras, garrafinhas d’água e pirulitos, entre outros recursos.

Nos cursos, as aulas são ministradas por “professoras”, especialistas em sensualidade que contam com o apoio de médicos, psicólogos e fisioterapeutas para formatarem o conteúdo oferecido. Independente do tema abordado, quem oferece este serviço garante que o objetivo principal é resgatar a autoestima das mulheres, fazer com que elas tenham maior nível de consciência corporal e, ainda, que possam solucionar suas perguntas ou dificuldades com relação ao sexo.

E, para as interessadas em colocar “fogo nos lençóis”, é necessário dizer que há muito o que ser estudado, já que a lista de assuntos a serem aprendidos é grande. Com a palestrante e consultora especialista na arte de seduzir Andreia Berté, por exemplo, é possível escolher entre mais de 20 cursos, entre eles, “Como enlouquecer seu homem na cama”, “Striptease das estrelas”, “Massagem tailandesa e sensual” e “Magia do Kama Sutra”, e muitos outros, cujas aulas podem ser voltadas para o público feminino, masculino ou para os casais.

“Temos uma variedade grande de temas, pela diversidade de pessoas atendidas. Hoje, em um mesmo curso, é possível encontrar três gerações reunidas: a avó, a mãe e a filha. Nosso público vai da idade mínima de 18 até os 70 anos de idade e, nos cursos, passamos informações sobre sensualidade, mas também sobre a saúde da mulher. Tudo isto de maneira divertida, descontraída, com discrição e bom gosto”, diz Andreia.

Segundo Andreia, as mulheres que buscam os cursos estão no início de um relacionamento, na fase da paixão e da conquista, ou então, são aquelas casadas há anos e que vivem um relacionamento desgastado. Mas ambas vêm em busca de novas alternativas para manter a chama da paixão acesa. “Elas procuram um mix. Não querem só receber dicas sensuais. Elas querem um bate-papo gostoso, onde possam conversar, trocar experiências e resgatar a autoestima, para que se sintam mais seguras para colocar as dicas em prática e chegarem poderosas em frente aos seus homens”.

Além de contribuir com a autoestima, os cursos oferecem dicas pra melhorar o relacionamento, garante Andreia.

Sucesso de público

Atuando há 11 anos na área da sensualidade, Andreia afirma que, neste período, muita coisa mudou. “De uns anos para cá, as mulheres perceberam que falar sobre sexo é bom e natural. Antes, nos cursos, era proibido fotografar e elas vinham escondidas do marido e das amigas. Hoje, é comum fazerem fotos e postarem nas redes sociais”. Com uma procura cada vez maior, a professora conta que realiza cerca de dez eventos por mês, sendo eles cursos, palestras e eventos fechados, que podem contar com um público que varia entre 20 e 70 participantes.

E os carros-chefes da professora são: “Magia do Kama Sutra” e “Pompoarismo tântrico”. No primeiro, baseado no milenar livro erótico indian,o, ela conta que é possível aprender técnicas que aumentam a intimidade e melhoram o relacionamento, entre elas: como beijar bem, como fazer sexo oral, masturbação e as posições sexuais mais prazerosas. Já no curso de Pompoarismo, o foco é na melhora do prazer feminino e masculino, com as técnicas de fortalecimento dos músculos da região pélvica, que também são benéficas para a saúde da mulher.

Conselho de amiga

A empresária Fabiane Bitencourt, de 35 anos, é uma das mulheres que já fizeram algum desses cursos e que também recomenda a experiência para as amigas. “Fiz por curiosidade e indicação e gostei. Afinal, a gente não sabe tudo. Minhas amigas contaram como era e que tiveram boas experiências com os maridos e isto me motivou. Pretendo fazer outros cursos, a evolução deles. Nas aulas, a gente aprende muitas coisas e vê que não precisamos ter tantos tabus. E foi muito bom, as dicas funcionam mesmo e, depois do curso, você consegue ver o sexo de outra forma, com a cabeça mais aberta”.

Ela conta que o curso foi sua primeira experiência com este universo e que não tinha o hábito de frequentar sex shops, mas que agora, sua visão sobre o assunto mudou. “Sou uma pessoa cautelosa, no dia do curso, não comprei nenhum produto, mas penso em ir até um sex shop quando tiver oportunidade, para olhar tudo com calma”.

Elas querem mais

A sócia fundadora do Sex Shop da Mulher Vanja Salmazo oferece cursos em sua loja há oito anos e, segundo ela, a procura é crescente. “As clientes vêm até a loja e vendo o espaço onde os cursos são realizados, já se interessam em participar. E, depois das aulas, elas encontram uma equipe exclusivamente feminina, capacitada para oferecer uma venda personalizada, indicando produtos adequados aos desejos de cada mulher”. E elas geralmente voltam. O sucesso é tanto que Vanja e sua sócia irão lançar este mês um cartão fidelidade que dá direito a desconto em cursos e produtos. “Elas estão frequentando cada vez mais os cursos e os sex shops. Elas entram e dizem ‘se soubesse que era assim teria vindo antes’”.