E ai?

Cada vez mais crianças querem se maquiar. Será que pode?

Seja por uma necessidade real, gosto pessoal, maior quantidade de informação ou pelo acesso facilitado, o fato é que cada vez mais, as crianças e os adolescentes têm usado produtos de beleza, cosméticos e até maquiagens. Nas prateleiras de lojas, ano a ano, aumenta a quantidade de formulações criadas exclusivamente para eles, em linhas infantil ou “teen”. Estes produtos, que geralmente são vendidos em embalagens fofas, coloridas ou ilustradas com os personagens mais queridos pelo público infanto-juvenil, despertam o desejo deles desde cedo.

Uma destas crianças que adora um cosmético, seja o infantil ou aquele que fica guardado na nécessaire de sua mãe, é Sthéfany Milek, de oito anos, filha da autônoma Marcela Broto, 33. Marcela conta que o interesse da garota surgiu quando ela tinha apenas três anos. Hoje, a mãe diz que a criança adora hidratante, rímel, batom e outros produtos. “Eu deixo ela usar maquiagem, só não pode ir para o colégio maquiada e nem usar cores fortes. Cor clara e batom clarinho, para sair comigo não tem problema.

Rímel, ela também adora, acaba usando o meu, mas lápis preto eu não deixo ela passar”.
Apesar de compartilhar alguns produtos com a mãe, Sthéfany também tem seus próprios produtos. “O creme para o corpo, eu compro um específico para a idade dela, ela sai do banho e já passa seu hidratante. E, antes de comprar, costumo pesquisar sobre o produto e olhar o rótulo ou, então, ela usa os meus, que eu conheço e sei que são bons”.

A mãe afirma que a filha nunca teve nenhuma alergia e que não vê problemas no fato de ela gostar de usar os cosméticos. “Isto é algo dela, ela sempre demonstrou interesse por maquiagem e produtos de beleza. Acredito que ela é vaidosa por natureza, mas também acho que ela se inspira em mim. Eu levanto da cama e já passo protetor solar, lápis e sombra. Além disto, acredito que é tudo uma brincadeira, inclusive, na escola onde ela estuda, as crianças podem levar maquiagem na sexta-feira, no dia dos brinquedos”.

Sem exagero

Mas, para que os pequenos não virem “mini-adultos”, alguns cuidados são necessários. Eles podem garantir a segurança das crianças, evitando alergias ou outros problemas, sem que elas percam o direito de experimentar, brincar e descobrirem aos poucos sua vaidade. Entres os cuidados, segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço, está fazer um monitoramento do que e em que frequência crianças e adolescentes utilizam os cosméticos.

“Quanto menos produtos e mais tarde as crianças começarem a usar esses produtos, melhor. Isto evita que elas desenvolvam alergias de contato quando expostas aos corantes e conservantes. Hoje, é cada vez mais frequente ver crianças e adolescentes com doenças de pele como a dermatite de contato, que antes só apareciam em pacientes adultos”.

Para aquelas que já usam estes produtos, a dermatologista indica optar por fórmulas hipoalergênicas, de menor fixação e que possam ser removidas mais facilmente. “É melhor usar produtos infantis ou para adolescente do que os feitos para adultos”. Quem determina a faixa etária dos produtos, no Brasil, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que faz uma detalhada análise técnica antes de liberá-los.

E para retirar os produtos, a recomendação é usar demaquilantes cremosos suaves ou loções de limpeza infantil, sem esfregar demais para não agredir a pele. E, caso a criança ou o adolescente apresente alguma reação ou alergia a algum produto, um médico deve ser consultado.,