O segredo das famosas

Conheça o crossfit, fitness que conquistou as celebridades

Você consegue imaginar o que há em comum entre Bruna Marquezine, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Nanda Costa, Nicole Bahls e Ticiane Pinheiro? Além de lindas e famosas, essas e outras estrelas compartilham do mesmo segredo de beleza, que ajuda a mantê-las em forma: a prática do crossfit. Criado nos Estados Unidos na década de 1970, esta modalidade esportiva utilizada por lá até nos treinamentos das Forças Armadas, vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil, com um aumento anual do número de adeptos e de academias especializadas, conhecidas neste meio como “box”.

Considerado hoje como “esporte fitness”, o crossfit trabalha com exercícios funcionais de alta intensidade, realizados de forma constante e variada, adaptados à condição física de cada pessoa, mas se diferencia do treinamento funcional propriamente dito por exigir mais do corpo. Desta forma, faz com que os praticantes exercitem e fortaleçam os músculos diferentes áreas do corpo. Assim, os atletas conseguem melhorar a resistência cardiorrespiratória, física e muscular, força, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, entre outras habilidades.

As mensalidades do crossfit giram em torno de R$ 200 a R$ 300 e os treinos duram em média uma hora e são divididos em três etapas: aquecimento, técnica e WOD (workout of the day, o treino do dia). “Os exercícios são compostos por movimentos oriundos dos principais pilares que fundamentam o crossfit, que são a ginástica olímpica, o levantamento de peso e treino “cardio” de condicionamento físico (com exercícios aeróbicos, como correr e pular corda). Todos eles feitos de forma variada durante a semana, um treino nunca é igual ao outro”, explica o diretor operacional do Box Crossfit Barigui Maurício Cervenka.

Segundo ele, os resultados no corpo costumam aparecer já no primeiro ou segundo mês. “As mudanças resultam em um corpo mais harmônico e definido, pois todos os músculos são estimulados. Não há foco em apenas um determinado grupo muscular. O crossfit também tem um elevado gasto calórico, fazendo com que a pessoa perca peso, mas nossa filosofia estimula uma mudança na qualidade de vida, visando à saúde e a melhora da condição corporal, antes mesmo dos desejados resultados estéticos”, diz Cervenka.

Aprovado!

Mesmo com as aulas podendo ser praticadas simultaneamente por homens e mulheres, hoje, elas são a maioria nas academias. No box Crossfit Barigui, por exemplo, 55% dos alunos são do sexo feminino. Uma delas é a empresária Anne Diner, de 36 anos, que sempre praticou exercícios físicos, mas se rendeu a esta modalidade há três meses. “Sou rata de academia, faço pilates, spinning e agora crossfit, e estou adorando. Não existe rotina, você sempre vem para o box e não sabe qual treino irá realizar. É um desafio a cada dia”.

Sua amiga e parceira de treinamentos, a empresária Heliana Poncio, 37, também se considera satisfeita com a modalidade. “Comecei junto com a Anne e nestes poucos meses já percebi a diferença em meu corpo. Ganhei massa muscular e melhorei meu condicionamento cardiovascular. Os exercícios são puxados, não são para qualquer um. No entanto, apesar de ser intenso, o crossfit é relaxante, é impossível treinar e ao mesmo tempo pensar nos problemas”.

Desfrutando os benefícios

De acordo com médica especialista em medicina Esportiva do Hospital Vita Curitiba Alana Claudia Murillo Santos, antes de iniciar no crossfit ou em outra atividade física, a pessoa deve antes passar por uma avaliação clinica e ortopédica, para confirmar se está apta para a modalidade escolhida. “Não havendo problemas físicos ou ortopédicos, ela está liberada”.

Para a médica, com a prática do crossfit, os benefícios estão relacionados com a melhora na capacidade cardiorrespirat&oacu,te;ria, da força muscular, alongamento e flexibilidade e também alivio do estresse. “Outra vantagem é que ele diminui o risco de doenças, promovendo a queima de gordura, a massa gorda e o aumento da musculatura, a massa magra”.