Grandes companheiros

Secador e outros aparelhos são bons aliados dos cabelos

Sair de casa com o cabelo desarrumado é algo impensável para muitas mulheres. Para deixar as madeixas do jeito que mais gostam, elas costumam recorrer à ajuda de ferramentas como o secador de cabelos, prancha e babyliss. Mas, para manter a beleza dos cabelos, é preciso saber lidar com estes equipamentos, utilizando cada um da forma correta, senão o resultado pode ser muito diferente, rendendo fios frágeis e danificados.

Felizmente, os produtos disponíveis no mercado são produzidos com tecnologias avançadas, que protegem os fios e facilitam o uso. “Atualmente, existem boas opções, inclusive com aparelhos que emitem íons, que quebram as partículas de água, hidratam e evitam o ressecamento dos cabelos. Estes equipamentos, associados ao uso de produtos termoativados e outros cuidados, como corte e hidratação, garantem fios modelados, hidratados e saudáveis”, afirma o tutor dos cursos do Lady&Lord Centro de Formação de Profissionais da Beleza Pablo Inísio.

Para deixar as madeixas perfeitas, Inísio diz que o primeiro cuidado, já com os cabelos lavados, é aplicar um leave-in, produto sem enxágue que oferece proteção térmica contra o calor desses aparelhos. “Este produto pode ser encontrado em várias marcas e pode ter diversas apresentações, cada uma delas indicada para um tipo de cabelo. O ideal é utilizar o leave-in em todo o comprimento, evitando as raízes”.

Com os fios protegidos, o próximo passo é regular a temperatura do equipamento, adequando a quantidade de calor correta para a espessura do cabelo. Algumas pranchas e babyliss já vêm com indicadores de temperatura, já os secadores podem ser ajustados de acordo com os botões do aparelho.

“Cabelos finos, delicados ou com tratamentos químicos não devem ser expostos a uma temperatura superior a 190 graus. Os mais grossos e resistentes podem aguentar até 200 ou 210 graus”, orienta.

Escova

Além do secador e do leave-in, é necessário ter uma boa escova, que pode ser de alisar (com cerdas naturais e mistas) ou de modelar (de cerâmica e cerdas de nylon artificiais). Antes de escovar, é preciso secar um pouco os fios e dividir o cabelo em mechas. Com o secador em temperatura média, se estiver usando o protetor térmico, basta aproximar o secador dos fios a cerca de cinco centímetros de distância. Se não usar o leave-in, deixar o aparelho a pelo menos 15 centímetros.

Chapinha

Para não danificar os fios, cabeleireiros recomendam as pranchas de cerâmica. Para utilizá-las, o cabelo deve estar seco, caso contrário, os fios podem ser quebrados e ficarem ressecados. Para alisar, é só separar as mechas, preferindo deixá-las com um volume médio, nem muito finas (podem esquentar demais) nem muito grossas (podem não alisar), e passar a chapinha em média duas vezes em cada uma delas.

Babyliss

Deve ser usado da mesma forma que a chapinha. É só regular a temperatura, passar o leave-in e separar as mechas, que podem ser enroladas em sentidos alternados, para dar um efeito mais natural. Para enrolar os fios no aparelho, esperar cerca de dez segundos e depois soltar. Os cachos podem ser usados mais definidos ou então, basta passar os dedos para deixar as mechas mais soltas, à lá Gisele Bündchen. Finalizar a escova, chapinha ou cachos com sprays ou óleos como o de argan.