Luz natural

Casamentos ao ar livre ganham cada vez mais adeptos

Opção para os casais que não querem se casar na igreja, que amam a natureza ou então para os que querem uma cerimônia mais descontraída, os casamentos ao ar livre vêm, a cada ano, conquistando mais e mais os noivos. São celebrações pensadas para que a beleza da vegetação e da luz do sol sejam o cenário para este que é um dos dias mais importantes na vida deles. Apesar de românticos e bucólicos, estes casamentos requerem planejamento diferenciado, principalmente por causa da instabilidade do tempo.

Para a técnica em segurança do trabalho Alessandra Carpes, 30 anos, que se casou em uma chácara durante o pôr do sol, tudo aconteceu como planejado. “Meu casamento foi maravilhoso, 99% do que havíamos programado deu certo, foi um momento único na minha vida”. A ideia surgiu porque ela e o noivo queriam inovar, fazendo um casamento diferente dos tradicionais realizados na igreja. E, segundo Alessandra, a decisão foi acertada. “Nos casamos em um clima muito romântico. A brisa, o pôr do sol, o ar puro tornaram o momento mais agradável, suave e até mesmo mais participativo. Ao ver as fotos do meu casamento, percebi que muitas pessoas se emocionaram. Acredito que o ambiente ao ar livre ajudou neste sentido”.

Além da preferência pelo local, a diferença de religiões entre os noivos também pode fazer com que eles escolham os casamentos realizados fora das igrejas. No entanto, para os católicos, de acordo com o vigário paroquial da catedral Basílica de Curitiba, Padre Emmanuel Portela Cardozo, a orientação é casar na igreja. “Por se tratar de um sacramento, a Arquidiocese de Curitiba optou em orientar seus padres a realizarem os casamentos somente dentro de uma igreja, garantindo assim a sacralidade e a religiosidade deste rito”, explica. Para os que professam esta religião, ele sugere que a cerimônia seja na igreja, mesmo que menor e para poucas pessoas, assim a festa pode ser feita ao ar livre, como eles desejarem.

Arquivo pessoal/Alessandra Carpes
Realizar a cerimônia no momento do pôr-do-sol foi um grande diferencial no casamento de Alessandra, deixando a celebração ainda mais romântica.

Ao ar livre, sem a presença dos padres, os casamentos podem ser celebrados por outros representantes religiosos ou, então, por juízes de paz ou celebrantes. “O celebrante e o juiz de paz são as figuras indicadas para conduzir a cerimônia seja ela onde for: numa chácara, na praia, clube, hotel, restaurante, entre outros. O papel do celebrante não é de ser padre ou pastor. Mas, mesmo assim, as cerimônias costumam emocionar os presentes, pois são personalizadas, repletas de conselhos, como paciência, compreensão, amor, confiança, respeito e diálogo”, afirma o juiz de paz João Milani Tomacheski.

Planejando o grande dia

Para que um casamento ao ar livre esteja à altura dos sonhos dos noivos, é importante pensar em todos os detalhes. A autora do blog Realizando um Sonho, Daiana Foscarini, diz que, em um casamento ao ar livre, há mais itens a serem considerados. “É preciso pensar nas cadeiras da cerimônia, no altar, nos cuidados com os convidados e com o clima, entre outros ajustes”. Para quem mora em cidades com tempo instável, como Curitiba, a maior preocupação é a condição do tempo. “Todo casamento ao ar livre oferece risco da mudança de clima, por isso, é necessário sempre ter um plano B. Minha sugestão é buscar um espaço que ofereça também um local fechado para o caso de mudanças”.

Outro fator a ser considerado é o custo do casamento. O organizador de eventos Ruy ,Barrozo diz que o orçamento deve ser uma prioridade, superando as influências da moda. “As pessoas podem se casar em qualquer lugar, mas este local deve ter uma estrutura adequada. Se o casamento for em uma chácara ou na praia, os custos podem ser reduzidos, já que não há a utilização de materiais mais caros, como cristais, espelhos e arranjos de flores elaborados. Se a festa for durante o dia, diminuem também os gastos com comida e bebida, já que um brunch (refeição intermediária entre o café da manhã e almoço) ou coquetel podem ser servidos. Assim, os gastos maiores ficam por conta dos móveis e da estrutura necessária”.

Para registar este momentos, os noivos não podem esquecer de contratar fotógrafos que estejam acostumados a fazer fotos sob a luz do sol. A fotógrafa Patrícia Martinho, do Studio Personal Fotografias, explica que, para este tipo de evento, é preciso ter experiência e técnica, pois o sol e as nuvens tornam a luz inconstante. “Os noivos adoram realizar as cerimônias no fim da tarde, um horário no qual temos uma luz mais amarelada, que fica linda nas fotos, mas que é muito rápida. Para conseguir captar este efeito, o fotógrafo precisa de habilidade e a noiva de pontualidade”.