Para não enlouquecer

Com planejamento, fazer mudança pode ser menos chato

Quem já fez uma mudança sabe o trabalhão que dá organizar todos os móveis e objetos para levar para a casa nova. Para não enlouquecer durante a arrumação ou não ter prejuízo ao abrir as caixas e se deparar com algum item quebrado, fomos em busca de dicas para facilitar esta tarefa, que, apesar de ser cansativa, pode ficar mais fácil com um pouco de planejamento.

Segundo a organizadora profissional Danuza Hauer, uma mudança começa dias antes do transporte para o novo endereço. “Quem vai se mudar precisa começar a desmontar os móveis e organizar os objetos uma semana ou pelo menos alguns dias antes da data da mudança. Assim, é possível separar o que é importante do que pode ser doado, reciclado ou jogado no lixo, como brinquedos que as crianças não usam mais, roupas usadas, panelas velhas, livros e revistas”.

Com a eliminação do que não é mais necessário, começa a separação e o processo de embalagem dos demais objetos. Mas para guardar os utensílios de maneira adequada, Danuza lembra que é preciso ter alguns materiais indispensáveis. “Em uma mudança, é fundamental ter caixas de papelão (podem ser compradas ou conseguidas de graça em supermercados), jornais, papel kraft, plástico bolha, sacos de lixo (de preferência, os maiores e mais resistentes), fita adesiva e caneta para identificar o conteúdo de cada caixa”.

Marco André Lima
Saco plástico de lixo é uma das melhores opções pra transportar as roupas, ainda mais se forem bem resistentes, segundo Danuza.

Para encaixotar tudo o que deve ser levado, a organizadora recomenda colocar em cada caixa objetos similares ou que irão para o mesmo ambiente. “Isto ajuda a encontrar o que se deseja depois da mudança. Para facilitar ainda mais, é preciso identificar todas as caixas, colando e escrevendo em um papel o que elas contêm, para qual cômodo irão, se o conteúdo é frágil ou se precisam ficar com algum lado para cima”.

No momento de embalar itens frágeis, como copos, louças ou tudo aquilo que possa se quebrar, o ideal é envolver cada objeto em plástico bolha ou folhas de jornal, lembrando de não deixar as caixas muito pesadas. “Já as roupas podem ser protegidas por plásticos como aqueles usados pelas lavanderias ou até mesmo em sacos de lixo – eles costumam ser melhor que caixas por não apresentarem cheiro como o papelão. Outros itens que também merecem atenção são os líquidos da cozinha ou banheiro (óleo, vinagre, xampu ou condicionador), que devem ser descartados ou então vedados com plástico filme, para não vazarem durante o transporte”.

Com os objetos separados, guardados e identificados, é preciso se preparar para o dia da mudança. Para ter conforto durante e depois da mudança, Danuza recomenda separar alguns objetos de uso pessoal que devem ser levados pelo dono da casa. “Separe uma muda de roupa, toalhas, lençóis e produtos de higiene para cada morador. Além disto, leve consigo água, copos e pratos descartáveis, lanterna e velas, documentos e os tão essenciais carregadores de celular”.

Marco André Lima
Saco plástico de lixo é uma das melhores opções pra transportar as roupas, ainda mais se forem bem resistentes, segundo Danuza.

Já depois da mudança, procure colocar as caixas nos ambie,ntes de acordo com a prioridade de abertura de cada uma. “O que não precisar ser aberto imediatamente pode ficar em um canto da sala ou em um quarto que não estiver sendo usado”. E quando tudo estiver mais ajeitado, comemore. “Peça uma pizza, acenda uma vela e festeje o novo lar com sua família”, indica Danuza.

No caminhão

Com a mudança toda organizada, é necessário decidir quem fará o transporte. Com tantas empresas no mercado, formais e informais, é preciso ter cuidado com quem a escolha. “Como em uma mudança são transportados a maior parte dos objetos que uma pessoa possui, é mais recomendado contratar uma empresa de credibilidade, já que elas costumam ter mais experiência no serviço e ainda oferecem seguro apara a carga”, orienta a gerente financeira da Curitibana Mudanças Fernanda Giulian. Outra recomendação é listar os objetos que serão transportados em uma planilha. “A transportadora pode providenciar esta vistoria ou então o cliente envia a lista completa. Assim, podemos contratar o seguro e garantir que tudo chegará corretamente”.

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