Vamos pular?

Kangoo jump tonifica músculos e promete eliminar celulite

Já imaginou um único exercício ser capaz de fazer com que você emagreça e, ao mesmo tempo, tonifique os músculos das pernas, bumbum e abdômen? Essa é a promessa do kangoo jumps, uma das sensações das academias que pode fazer com que você elimine de 500 a 800 calorias por aula, fortalecendo os membros inferiores e dando um chega para lá nas odiadas celulites.

No kangoo jumps, os exercícios são feitos com o uso de uma bota, parecida com a dos patins. Mas nela, em vez de rodinhas, há um arco amortecedor que faz com que até 80% do impacto dos pulos sejam amortecidos. Desta forma, diminuem os riscos de lesões por impacto durante as aulas, que são feitas com coreografias repletas de pulos, simulação de corridas e outros movimentos.

Segundo o professor da academia Physical Sport Alânio Marques, os principais benefícios desta modalidade são o intenso trabalho cardiovascular, o aumento do tônus muscular e o elevado gasto calórico a cada aula de 45 minutos. “A queima calórica é alta e, dependendo da intensidade com que o aluno pratica a exercício, o gasto pode chegar a 800 calorias. Assim, é possível emagrecer e, com a diminuição do impacto, proteger os joelhos, a coluna e o quadril do impacto”.

Outra vantagem, segundo Marques, é em relação às celulites, que costumam ter o aspecto melhorado com a prática frequente. “O kangoo promove uma melhora na circulação e também uma espécie de drenagem linfática no organismo. Isto acontece porque pontos nos pés são estimulados pela pressão nos pulos e, com a gravidade, o sangue e a linfa circulam melhor. Assim, a celulite acaba sendo diminuída ou até mesmo eliminada”.

Para obter melhores resultados, o professor recomenda aulas de duas a três vezes por semana, lembrando de, nos outros dias, fazer exercícios para fortalecer os braços e o tronco, já que o kangoo não trabalha os membros superiores. Quem já experimentou comemora os resultados. Este é o caso da advogada Renata Rebelo Lima, de 38 anos, que começou a praticar o kangoo jumps há dois anos, para eliminar os cerca de 25 quilos adquiridos durante a gravidez.

“Eu estava fora do peso depois de dar à luz, mas também não gostava de ir para a academia. E o kangoo foi a única aula pela qual me interessei, a única que pratico com assiduidade”, conta. Renata gostou tanto dos resultados que depois de alguns meses ganhou uma bota de presente do marido. “Hoje, vamos ao parque juntos, ele de bicicleta e eu com a bota de kangoo”.

Outra adepta do exercício é a arquiteta Karen Ferreira Sastre, de 23, que encontrou muitos benefícios na modalidade. “Eu fui ao médico e ele me falou que minha resistência física era muito ruim, igual a de uma pessoa com 70 anos. Eu mal conseguia subir uma escada sem me cansar, meu coração acelerava muito. Para reverter esta situação, procurei a academia e comecei a fazer outros exercícios. Mas quando descobri o kangoo, senti melhora no meu fôlego e emagreci mais de sete quilos. Hoje, venho à academia praticamente só para pular”.

Depoimento

Marco André Lima
A bota usada para a realização do exercício parece a dos patins, mas com um arco amortecedor em vez das rodinhas.

Como uma boa curiosa, não resisti em ficar só olhando e tive que ir conferir de perto como era este exercício. Mas, antes de começar a aula, tinha as minhas dúvidas se teria equilíbrio sobre a bota, afinal, nunca tive nem mesmo um par de patins. Insegurança que foi embora assim que calcei o equipamento. E minha primeira impressão foi: e não é que &eacut,e; divertido!?

Conseguindo me equilibrar, me posicionei para o início da aula. Nos primeiros quinze minutos, consegui acompanhar os movimentos que eram feitos com pulos da direita para a esquerda, de trás para frente, erguendo os joelhos e assim por diante. Estava achando a aula superanimada e não sentia nenhum impacto em minhas articulações, nem mesmo nos pulos mais intensos que seguiam o ritmo da música.

Mas na meia hora restante, percebi que não tinha fôlego suficiente para acompanhar a turma e logo fui para o fundo da sala. De lá, tentava acompanhar os comandos do professor, diminuindo o ritmo em alguns momentos para descansar e baixar a frequência cardíaca. Uma pena, pois meu desejo era seguir de forma intensa, mas meu corpo, não acostumado à intensidade dos exercícios, não me acompanhava.

Terminei a aula bem satisfeita, com aquela sensação gostosa provocada pela endorfina e outras substâncias que o corpo libera após as atividades físicas. Gostei muito e acredito que o kangoo deve ser ótimo para emagrecer e fortalecer as pernas e bumbum. Faria novamente, acho que fui conquistada…

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook