Beleza

Mulher com cabelo curto está na moda; saiba como ousar

O corte e os cuidados com a aparência dos cabelos são muito importantes para as mulheres. Afinal, os fios que fazem a moldura do rosto também falam muito sobre a personalidade de cada mulher, passando diferentes mensagens sobre nós para as outras pessoas. Neste universo de variadas opções de cortes e estilos, algumas mulheres são mais tradicionais e mantêm o mesmo modelo há anos. Já outras, mais ousadas, preferem mudar a aparência com mais frequência, arriscando e investindo em cortes mais irreverentes.

De acordo com a cabeleireira do Salão Wilcox Beauty Center Janisse Pereira, as curitibanas, de modo geral, ainda costumam ser mais conservadoras, mas muitas já se arriscam em cortes diferenciados. “As mulheres que frequentam o salão gostam de cortar as pontinhas, deixando os fios mais longos, só algumas fogem do comum, optando por cortes mais curtos”. Apesar de não serem tão populares, entretanto, os modelos mais curtos, repicados e assimétricos podem deixar as mulheres ainda mais bonitas, na opinião dela. “Ousar e mudar é muito bom. Se feito da forma correta, o corte ousado pode deixar a mulher mais moderna e jovial. Além disto, o cabelo cresce! Quanto mais você corta os fios, mais eles são estimulados a crescer”.

Divulgação
Curitibanas ainda são conservadoras e precisam perder o medo de arriscar no cabelo.

Outra vantagem dos curtos e repicados é a praticidade. “Coloração com cores diferentes até podem dar mais trabalho, mas os cortes mais curtos e diferentes podem trazer praticidade para as mulheres, já que eles não precisam de grandes finalizações, escovas ou penteados. Para ajeitar os fios, geralmente basta pentear ou usar uma pomada ou finalizador, caso elas desejem fixação. A única desvantagem deles é a manutenção, que deve ser feita no máximo a cada dois meses, para que o corte não perca totalmente a sua forma”, ressalta Janisse.

Para quem deseja se arriscar em um corte de cabelo diferente, a cabeleireira indica procurar um profissional experiente, que irá determinar junto com a cliente o que combina com os traços de seu rosto e com seu biótipo. Estas medidas podem fazer com que a mulher acerte em sua escolha e evite o arrependimento. “Nos cortes das minhas clientes, eu aplico as técnicas do visagismo, fazendo um verdadeiro estudo das proporções. Assim, consigo ressaltar seus pontos positivos ou disfarçar algumas características que as incomodam, como um rosto gordinho ou outros traços mais fortes da face”.

Inspiração

Enquanto as curitibanas ainda são tímidas no quesito das mudanças e cortes de cabelo mais ousados, as celebridades brasileiras e internacionais adoram mudar, radicalizando na cor ou no comprimento dos fios. No Brasil, quem vem agradando ao público e fazendo muito sucesso com seu novo corte é a atriz Sophie Charlotte, a Duda de O Rebu. Outra celebridade que não tem medo de mudar é a “camaleônica” cantora pop Rihanna. A jovem já teve todos os cortes e cores de cabelos imagináveis, passando, inclusive, pelo “polêmico” undercut, caracterizado pela lateral raspada à máquina e pelo volume no restante da cabeça.

Caminho sem volta

Apesar de saber que o cabelo cresce, para a podóloga Mari Penteado, de 60 anos, a escolha feita há alguns anos pelo corte de cabelo mais curto e repicado foi um caminho que até hoje se manteve sem volta. Ela conta que até acha os cabelos longos bonitos, mas que o seu dificilmente voltará a ser deste jeito. “Já tive cabelo comprido, mas, depois que comecei a cortar curto, nunca mais deixei meu cabelo crescer”.

E ela não se arrepende,, pois, com este corte, acaba se arrumando mais rápido e sem perder o estilo. “Cabelo curto e todo repicado é muito mais prático. Eu lavo meus fios todos os dias antes de sair de casa, penteio e vou para meu trabalho, sem precisar nem do secador. Outra vantagem é que, neste comprimento, não tenho mechas soltas caindo nos olhos ou me atrapalhando enquanto trabalho atendendo as minhas clientes”, conta.

Se sentido feliz e satisfeita com a aparência dos seus cabelos, Mari recomenda coragem para quem deseja mudar. “As mulheres não precisam ter medo, podem cortar. Precisamos mudar às vezes para nos sentirmos bem. E as outras pessoas também aprovam as mudanças, sempre recebo um elogio em relação ao meu corte de cabelo”.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook