Ajeite-se

Saiba como ser uma pessoa organizada no trabalho

No ambiente de trabalho, todos buscam se sair bem para ter bons resultados e conseguir atingir suas metas. Mesmo sendo eficientes e dando conta do serviço, alguns profissionais acabam não tendo um reconhecimento de seus chefes e clientes, muitas vezes pela imagem negativa que passam devido à falta de organização que possuem. Falta de organização que pode estar ligada ao ambiente de trabalho e à forma como encaram os compromissos do dia a dia.

De acordo com o coach Jeronimo Mendes, a bagunça e falta de organização não são vistas com bons olhos pela maioria das empresas. “Depende muito da empresa. No Google, por exemplo, a desorganização é sinal de caos e criatividade, porém, na nossa cultura conservadora, é sinal de relaxo e quase sempre é vista de forma negativa, pesando contra o colaborador”.

Este comportamento de manter a mesa de trabalho muito bagunçada ou estar sempre perdido em relação a tarefas e compromissos diários pode trazer danos à carreira, independente da função em que a pessoa atua. “A falta de cuidado ou organização pode ser prejudicial, pois o colaborador levará mais tempo para localizar e processar as informações, assim, dificilmente conseguirá entregar um resultado no prazo desejado e com a qualidade necessária. Além disto, se trabalhar em equipe, ele corre o risco de também prejudicar seus colegas”, explica o coach.

Também não é possível dissociar a bagunça do ambiente da falta de organização com as atividades profissionais. Na dúvida entre o que seria pior, uma mesa desorganizada ou falta de controle sobre os compromissos, para Mendes, as duas situações são igualmente ruins. “Uma mesa bagunçada já é sinal claro de desorganização e isto pode ser um reflexo de como atua o trabalhador. É difícil separar uma coisa da outra”.

Mesmo complicada, esta situação tem conserto. Mendes ensina que tudo deve começar pela gestão do tempo. “É simples: anote todos os compromissos por escrito no dia a dia, defina prioridades, evite a procrastinação e nunca deixe para a última hora. Para melhorar, é preciso mudar os hábitos, estipular uma meta, um prazo para si mesmo e começar. Além disto, é necessário determinação, pois leva tempo para mudar um hábito”.

Organizando seu espaço

Para ter um escritório ou uma mesa organizada, na qual seja agradável trabalhar por várias horas, é preciso pensar em detalhes do ambiente, como a escolha e a disposição dos móveis e arrumação dos objetos de maneira geral. Para o gerente comercial da Tecnoflex em Curitiba, Gustavo Duarte, o primeiro passo para ter um escritório organizado é definir um projeto, pensando no que cabe no espaço e quais são as necessidades das pessoas que irão trabalhar neste local. “Com o projeto definido, é possível saber quais serão as medidas dos móveis, a disposição, o valor que será gasto, a iluminação e estrutura de serviços necessárias”.

Com os móveis adequados, a organização passa a ser a chave para um ambiente que promova a produtividade. A organizadora de ambientes da S.Lossio Soluções em Organização, Suzana Lossio, explica que, para ser efetiva, a organização precisa ir de acordo com a rotina e a profissão de cada pessoa. De maneira geral, para ter um escritório ou home-office organizado, é preciso evitar o acúmulo de objetos sobre a mesa, tendo sobre ela somente um porta-canetas, telefone, computador, calendário com as datas e horário dos compromissos e um organizador de papéis (para arquivos, correspondências ou contas). Mas, depois de utilizados, os documentos deste organizador devem ser arquivados em outro local, não devendo perman,ecer sobre a mesa.

Além da mesa, o escritório deve contar com pelo menos um gaveteiro. “No gaveteiro, é possível guardar todos os objetos que são mais utilizados pelo profissional. Na primeira gaveta, pode ficar a agenda; na segunda, os papéis de uso frequente; na terceira, objetos pessoais, como escova de dente; e assim por diante”. Suzana também diz que a base da organização é a categorização e a identificação dos objetos. “Cada coisa deve ser guardada em pastas identificadas por etiquetas, separadas por tipo e finalidade, isto facilita e proporciona rapidez no momento de buscar por um arquivo ou objeto”.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook