Beleza

Produtos de longa duração são aliados no dia a dia

Com o acúmulo de atividades no dia a dia, as mulheres já não têm tanto tempo para se dedicar aos rituais de beleza, pelo menos não da forma como muitas gostariam. Mas, mesmo com menos tempo, para continuarem produzidas, elas podem contar com o auxílio da tecnologia empregada na indústria de cosméticos. São maquiagens, esmaltes e produtos para os cabelos que prometem durar muito mais sem deixar ninguém na mão.

Em termos de maquiagens, entre os produtos que proporcionam longa duração, existem opções de batons, sombras, bases, lápis e delineadores para os olhos, corretivos, entre outros. Tudo para garantir uma maquiagem intacta mesmo com o passar das horas. Segundo a instrutora do centro profissionalizante L”Oreal Professionnel Juliana Romero, estes produtos realmente funcionam e podem ser utilizados no dia a dia, mas é em ocasiões especiais que eles se fazem mais necessários.

“Produtos como primer, bases de efeito HD (especiais para fotos e filmagens em alta definição) e as demais fórmulas de longa duração são perfeitas para eventos como casamentos e festas, pois, mesmo com a possibilidade de terem contato com lágrimas ou suor, oferecem maior fixação e durabilidade. Como são mais caros, a opção é deixá-los para as datas especiais, utilizando nos outros dias versões mais leves dos cosméticos tradicionais, como os BB creams”.

Sejam tecnológicos ou tradicionais, para ela, mesmo com a diferença de preços, investir em produtos de marcas conceituadas e em linhas profissionais costuma compensar. “Mesmo custando um pouco mais, estes produtos oferecem um resultado muito melhor do que aqueles encontrados nas farmácias. Geralmente, eles cumprem o que prometem, praticamente não oferecem riscos de alergias, e podem até trazer benefícios para pele”, orienta Juliana.

Mas não é só a pele, os olhos e a boca que podem desfrutar dos benefícios dos produtos de longa duração. Os cabelos também podem ser tratados com esse tipo de cosmético. Juliana explica que, no caso dos cabelos, os produtos de efeito prolongado podem ser divididos em tratamentos e finalizadores. “Tratamentos, como ampolas de hidratação intensa, costumam ter um efeito prolongado de até 20 lavagens. Xampus e condicionadores podem trazer um efeito liso e sem frizz por até quatro lavagens. Já as pomadas, mousses e sprays fixadores oferecem definição dos penteados por até oito horas, dependendo do grau de fixação dos produtos (suave, médio ou forte)”.

Tempo de uso não deve ser excedido

De acordo com a médica dermatologista Deborah Torre, com maior fixação, os cosméticos à prova d’água ou de longa duração permanecem na pele por mais tempo, mas mesmo assim não devem ter um uso estendido além do tempo necessário. “Quando o assunto é maquiagem, é sempre importante lembrar que ela deve ser removida no fim de cada dia. Dormir maquiada pode trazer problemas para a pele, como entupimento de poros, surgimento de cravos, acne e aumento da oleosidade. Para permanecer saudável, a pele precisa respirar”.

Outra recomendação da médica é em relação à retirada dos produtos. “As fórmulas com poder de fixação reforçado precisam ser removidas com produtos específicos, como demaquilantes bifásicos. No caso das pálpebras e dos olhos, que são as regiões mais sensíveis do rosto, a retirada de sombras, máscaras e cílios postiços deve ser feita de forma delicada, sem muito atrito ou pressão para não ferir a pele”.

As unhas também precisam de atenção. A médica afirma que não há problemas em utilizar os esmaltes de longa duração, mas, como acontece com a pele, ela indica remover o produto e deixar a unha limpa por alguns dias, utilizando hidratantes e óleos para pre,servá-las. “Estes esmaltes de longa duração ainda são produtos muito novos, não conhecemos todos os efeitos que um uso muito prolongado pode causar. O certo é que uma unha coberta por muitos dias logo apresenta sinais de ressecamento e quebras”.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook