Produtos insubstituíveis

Novidades não tiram público fiel dos cosméticos “antigos”

Toda mulher tem um segredinho de beleza ou aquele produto favorito que nunca sai da nécessaire. Com a fidelidade feminina, estes cosméticos e rituais acabam passando de geração para geração, se tornando clássicos de beleza. São cremes, perfumes, loções ou truques que agradam desde o tempo da vovó e, mesmo em pleno século 21, ainda fazem sucesso entre o público feminino, jovem ou mais experiente.

Apesar da pouca idade, a blogueira Sehziinha Cavalcante, de 23 anos, é fã destes produtos tradicionais. “Algumas mulheres menosprezam estes cosméticos por não conhecerem os benefícios que eles oferecem. Mas entre estes produtos mais antigos existe muita coisa boa”. Entre seus favoritos, estão “o creme Nivea (que uso para evitar estrias), sabonete vegetal Granado (limpa a pele de maneira suave), pomada Minancora (perfeita para acabar com as espinhas) e as loções Leite de Rosas e Leite de Colônia (limpam a pele profundamente)”.

Apaixonada por cosméticos e maquiagens desde pequena, ela conta como foi seu primeiro contato com estes produtos de beleza. “Aprendi muita coisa com a minha avó. Ela costuma usar creme hidratante de aveia nas mãos e nos pés, além de outros produtos para cuidar da pele que, aliás, é extremamente macia. Também foi ela quem me ensinou a usar bucha vegetal para esfoliar a pele e a usar óleos como o de rosa mosqueta”, conta.

Para a dermatologista Karin Adriane Helmer, médica responsável pelo Ambulatório de Cosmiatria do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC), os produtos de beleza antigos podem ser um bom investimento, dependendo da situação. “Antigamente, não existiam muitos estudos em ativos antienvelhecimento, por exemplo, mas existiam bons hidratantes. Mas se a mulher estiver procurando um creme antienvelhecimento, é recomendável investir em produtos mais novos”. Entre os cosméticos mais tradicionais, a médica dermatologista destaca “o creme Nivea, que é um bom hidratante para peles ressecadas, os produtos da Granado, que fazem parte de uma linha de cosméticos de ótima procedência, e o Leite de Rosas, que funciona bem como desodorante para axilas”.

Receitas caseiras que dão certo

Para ficarem mais bonitas, nossas mães e avós tinham alguns truques caseiros, que utilizavam como ingredientes produtos naturais ou aqueles que elas tinham em casa, na geladeira ou na despensa. Segundo Karin, hoje nós podemos continuar seguindo e aproveitando algumas destas dicas. “Alguns tratamentos podem ser feitos por nós, sem dúvida, como usar a camomila de alternativa para dar um reflexo mais claro para os cabelos ou como compressa fria para aliviar olheiras. A babosa usada nos cabelos é a fonte do famoso aloe vera e tem propriedades anti-inflamatórias, a bucha vegetal ajuda a remover as camadas mais superficiais da pele, fazendo uma leve esfoliação (não devendo ser usada diariamente) e o óleo de rosa mosqueta tem ação cicatrizante e ajuda na prevenção e cicatrização de estrias”.

Mas, para utilizar estes produtos sem riscos para a pele ou para os cabelos, a médica faz recomendações. “É preciso ter cuidado ao usar alguns produtos, pois mesmo os ingredientes naturais podem ocasionar alergia se a pessoa tiver predisposição. Via de regra, sustâncias como mel, iogurte, abacate, babosa, aveia, água de arroz não oferecem problemas. No entanto, é preciso ter extremo cuidado ao utilizar limão, pois, esta fruta cítrica pode provocar manchas escuras na pele e às vezes até queimadura com bolhas”, alerta. Entre as receitas caseiras ensinadas pela dermatologista, estão “esfoliar a pele em dias com mel ou pasta de açúcar com água para eliminar cravinhos e para quem quer hidratar pés ressecados, preparar e aplicar uma mistura de vaselina, água oxigenada e um comprimido de ácido acetilsalicílico (AAS)&rdq,uo;.