Limpeza necessária

Higiene dos pincéis de maquiagem é essencial para a saúde

Que as mulheres ficam lindas quando estão maquiadas, todo mundo sabe. Mas o que até algumas delas desconhecem é a importância da higiene e da conservação de maquiagens e pincéis (o TDelas  já mostrou aqui os perigos da maquiagem vencida). Para ter uma pele saudável, pronta para ser colorida, alguns cuidados são essenciais. Compartilhar maquiagens com as amigas ou guardar os acessórios de maneira inadequada pode arruinar seu visual, sua pele e sua make.

Segundo a médica dermatologista Paula Xavier Schiavon, “a pele é a barreira natural do corpo e do rosto, composta por células mortas e por bactérias, que fazem parte de um verdadeiro exército de defesa”. Por isso, é importante prestar atenção no que colocamos em contato com a pele. “Doenças como acne não são transmitidas se você emprestar sua maquiagem, mas foliculite, herpes e conjuntivite podem passar de uma mulher para outra”, afirma a médica.

Para ela, o compartilhamento de produtos traz riscos, mas a falta de cuidado com a limpeza de pincéis e esponjas ou o armazenamento inadequado das sombras, pós, bases pode ser mais prejudicial. “Prestar atenção na forma de guardar e na data de validade pode evitar alergias ou o prejuízo, já que produtos deixam de estar próprios para o uso”.

A conservação define a vida longa das maquiagens e cosméticos em geral. Guardar os produtos em local seco, fresco, longe da luz, do calor e da umidade preserva a formulação original. Apesar de ser a escolha de muitas mulheres, o banheiro é um dos piores lugares para guardar as maquiagens. “A umidade constante do chuveiro pode criar um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias e micro-organismos nos produtos. E ninguém quer ter sua maquiagem contaminada”, diz a dermatologista.

A administradora Ana Paula Mattos era uma das muitas mulheres não conheciam estas recomendações. “Eu sempre deixei minhas maquiagens no banheiro, não sabia que não era a forma adequada de armazenar os produtos. Mas sempre me preocupei com a limpeza do pincel que uso para aplicar protetor solar, lavo este pincel toda a semana”, comenta.

Quem costuma frequentar salões de beleza para fazer maquiagem com maquiadores profissionais também deve verificar a higiene do local, confirmando se os pincéis e esponjas são limpos periodicamente e se as pinças são esterilizadas. Alguns produtos, como batom, lápis de olho e máscara para cílios, podem ser passados direto da embalagem original, mas só se você for a única usuária. Caso contrário, use pincéis tradicionais ou aplicadores descartáveis.

Atenção no momento da higiene dos pincéis

Para limpar pincéis de base, sombra, pó ou blush com cerdas naturais ou sintéticas, as mulheres têm basicamente duas opções: utilizar uma solução higienizadora ou lavar com água e xampu neutro.

As soluções de limpeza, por serem produtos específicos para isso, promovem uma limpeza rápida, que ajuda na hora da pressa, e estão disponíveis em linhas de maquiagens de marcas internacionais e nacionais como, o Make B. Limpa Pincéis do Boticário (R$ 19,99) e o Higienizador de Pincéis da Contém 1g (R$ 29,00).

Mas, na opinião da maquiadora do salão Lady & Lord Raphaela Santos, limpeza profunda é aquela feita debaixo da torneira, com água, xampu ou detergente neutro e condicionador, se necessário. “A lavagem dos pincéis deve ser feita semanalmente, principalmente no caso dos pincéis de base. Produtos líquidos ou que contém algum tipo de óleo na formulação acumulam nas cerdas, podendo ser o local perfeito para as bactérias se instalarem”.

Outro pincel que não deve ser compartilhado e que deve ser limpo com frequência é o de, batom. Este pincel entra em contato com boca, região que pode ser a porta de entrada de doenças. “Limpar o pincel de batom também evita que as cores dos batons usados anteriormente se misturem com o atual, mudando o resultado final da maquiagem”, conta Raphaela.

Usada na finalização do make, a esponja de pó é outra acumuladora de impurezas. Quem usa este acessório não deve emprestar para ninguém e deve lavá-lo semanalmente com sabonete neutro (ou detergente). Para secar, basta deixar em um local ventilado, longe do sol.

Quem pensou no secador de cabelos para acelerar o processo pode ter uma surpresa ruim. O calor do aparelho pode derreter as cerdas do pincel, dependendo da composição de sua fibra.

Colaborou: Rômulo Ogasavara