Amigas do volante

Curso de mecânica é realizado somente para mulheres

Que as mulheres gostam de carro já não novidade para mais ninguém. Mas, entre as tantas motoristas brasileiras vêm surgindo um grupo que, além de gostar, quer entender sobre o funcionamento de seus automóveis. Para elas, uma boa opção é passar por um curso de mecânica básica, que desmistifica vários assuntos e ensina como fazer a manutenção adequada sem gastar além do necessário. Pensando nessas motoristas, o Paraná Online participou de um curso de mecânica ministrado pelo instrutor de treinamentos da D’Paschoal Gilsiomar “Zizo” Gude e conta agora tudo o que aprendeu sobre pneus, suspensão, freios, sistema elétrico, motor, bateria entre outros componentes de um veículo.

Começamos pelos pneus, que são os “calçados” do carro. Cuidar de sua conservação garante a segurança de motorista e passageiros. Um pneu careca ou até mesmo mal calibrado pode perder atrito com o solo e comprometer a dirigibilidade, seja na chuva, em uma curva ou freada. Os pneus variam de acordo com a motorização do veículo e da quantidade de carga que podem suportar. Na manutenção de pneus, é preciso ter quatro cuidados básicos: calibragem (quantidade de ar), rodízio (troca de posição no veículo que compensa o desgaste), balanceamento (equilibra o carro com contrapesos) e geometria (alinhamento das rodas).

Não respeitar as recomendações dos fabricantes pode danificar os pneus ou causar acidentes. Então, quando precisar fazer uma troca de pneus, verifique no manual de seu carro qual é o modelo adequado, observando a validade, que é de até cinco anos. A calibragem ideal também pode ser consultada no manual ou na parte interna da tampa do tanque de combustível, lembrado que pneu murcho gasta mais combustível e os muito cheios ficam sujeitos a cortes ou podem estourar.

Outro sistema estudado foi o de suspensão, que equivale ao “joelho” do veículo. Composto por amortecedor, molas, coluna e caixa de direção, telescópio, barras estabilizadora e de direção, pivô e bandeja, é ele que amortece os impactos e garante segurança, estabilidade e conforto do carro. No sistema de suspensão, o destaque são as molas e amortecedores. Quem amortece e absorve as irregularidades da pista é a mola. Já o amortecedor controla os movimentos da mola e faz com que o pneu mantenha contato com o solo, ajudando a manter a estabilidade e aderência principalmente nas curvas.

O sistema de freios é vital para um carro. São os freios que controlam a velocidade e a parada do veículo em condições normais ou em casos de emergência. As principais peças do sistema de freios são as pastilhas, discos, lonas, tambores, pinça, cilindro de roda e mestre e fluido de freio. Quando o freio tem problemas o carro pode apresentar assovios durante a frenagem, vazamento nos cilindros, trepidação no volante ou veículo puxando para os lados quando o freio é acionado, além do acendimento das luzes de advertência do painel. Assim que qualquer uma destas anomalias for percebida, o ideal é ir imediatamente a um mecânico para solucionar o problema. Outra recomendação é nunca acrescentar fluido de freio ao sistema, e sim fazer a revisão e troca adequada.

Para dirigir e verificar se os freios ou a suspensão estão bons, o carro precisa antes arrancar. Quem garante energia para o motor de arranque entrar em movimento é o sistema elétrico. Além da energia para a explosão do combustível na partida, o sistema elétrico também é responsável pela alimentação de componentes como luzes, ar condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo e todos os outros aparelhos elétricos ou eletrônicos instalados no veículo. Para manter este sistema funcion,ando adequadamente, é preciso prestar atenção na bateria, verificando se ela necessita de água, por exemplo (baterias com manutenção).

Todos os sistemas citandos anteriormente são muito importantes, mas o verdadeiro coração do veículo é o motor. O motor queima o combustível dentro de seus cilindros, movimentando peças chamadas de pistão. Este movimento dos pistões gira o virabrequim, que leva a energia de seu eixo até o sistema de transmissão. De lá, a energia gerada no motor é distribuída para movimentar as rodas. O motor de um carro precisa de manutenção periódica. Entre os cuidados, é preciso observar o nível do óleo lubrificante (com o carro em piso nivelado), nível da água do radiador (sempre com o motor frio), além do estado dos filtros de óleo, ar e combustível.

Benefícios

Com estas informações básicas, a manutenção do carro acaba ficando mais fácil. É o que acredita uma das participantes do curso. A promotora de vendas Marivalda Fontoura, de 50 anos, conta que buscou a aula de mecânica básica para ter conhecimento e fazer economia. “É importante ter noções de mecânica. Eu já fui enganada ao fazer a manutenção do meu carro, comprei o que não precisava e tive prejuízo. Agora, aprendi a cuidar dos pneus, freios e outras peças. Valeu a pena”. A dona de casa Viviane de Oliveira, 40, uma verdadeira apaixonada por carros concorda. “Com estas informações, a mulher fica mais esperta e deixa de ser uma marionete na mão de mecânicos e funcionários de postos de gasolina”.

Para instrutor de treinamentos da D’Paschoal Gilsiomar “Zizo” Gude, fica a sensação de ter contribuído, solucionado as principais dúvidas femininas. “É importante acabar com esta ideia de que a mulher só sabe dirigir, mas não entende nada de carro. Aprendendo a fazer a manutenção preventiva e manutenção corretiva elas garantem segurança e bom uso do dinheiro”.

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