Especialista dá dicas sobre como escolher o sutiã ideal

Sutiã que aperta, que fica sobrando nas laterais, com um bojo maior do que o seio, que não sustenta o peso das mamas… São vários os erros cometidos pelas mulheres na hora de escolher a peça. A compra de um sutiã não pode ser baseada apenas pela estampa. O médico ortopedista Luiz Gustavo Dal Oglio da Rocha, especializado em coluna vertebral e integrante da Clínica Artro, conta que o sutiã certo permite uma melhor distribuição do peso das mamas. A adoção da peça adequada faz com que o peso dos seios não exerça tanta pressão nas costas, principalmente na região entre o pescoço e os ombros. “Se o sutiã não estiver adequado, haverá uma maior pressão”, esclarece.

De acordo com ele, as mulheres com seios grandes muitas vezes culpam o peso das mamas pelo surgimento das dores nas costas. Mas o problema não pode ser visto de maneira pontual. Antes de já optar pela redução das mamas, a mulher deve observar junto com o seu médico as questões de postura, sobrepeso, falta de condicionamento físico e prática de trabalho com esforço repetitivo que força a região das costas. Trabalhar estes itens antes da redução pode causar impactos positivos na qualidade de vida da mulher. Rocha ressalta que não existe correlação óbvia entre seios grandes e doenças da coluna.

Problemas com esse item do vestuário feminino são mais comuns do que a gente pensa. Um exemplo é o caso da funcionária pública Daysi Mara Balsini, que já passou por problemas em relação ao tamanho do sutiã que usava. A peça apertava no tórax e incomodava bastante. “Sempre comprei sutiã em grandes lojas, até que fui experimentar em uma loja própria da mesma marca que eu já usava e onde havia uma consultora. Quando coloquei o sutiã correto, não quis tirar. Parece que você está sem nada, muito confortável. Senti bastante diferença no dia a dia”, comenta.

A empresária Elaine Gomes também já teve dificuldades. Ela sempre comprou o sutiã do mesmo tamanho, mas, depois de amamentar os dois filhos, ela não se acertava mais com a peça. “O sutiã ficava sobrando. Se eu colocava um menor, ele ficava apertado. Por causa disto, resolvi procurar ajuda”, conta. Elaine conseguiu achar o tamanho e o modelo correto. “Em primeiro lugar, com o sutiã correto, tudo fica esteticamente melhor. Você também fica mais à vontade e não precisa ficar arrumando o sutiã toda hora”, explica.

Pra cada mulher, um modelo diferente

Cada mulher tem um tipo de seio e uma estrutura corporal. Por isto, é essencial experimentar diversos modelos e formatos de sutiãs para encontrar um ajuste perfeito. “Quando uma cliente chega aqui e a gente vê aquela marca da alça do sutiã no ombro, isto é sinal de que alguma coisa está errada”, sinaliza Alison Mazza Lubascher, sócia-administradora da loja da marca Liz, no shopping Pátio Batel.

De acordo com ela, existem maneiras de atender todos os tipos de mulheres. No caso da Liz, há modelos com numerações para as costas e mais opções de tamanho de bojo. “A maior parte das mulheres não sabe o seu tamanho certo de sutiã. Quando elas encontram o tamanho certo, se surpreendem. Às vezes, são até dois números de diferença, para mais ou para menos, do que a mulher geralmente usava”, revela. “A mulher, acima de tudo, precisa se sentir bem. O sutiã não pode apertar nas costas ou ficar subindo. A parte de baixo do sutiã, entre os bojos, precisa encostar no corpo. Nada pode ficar “voando” dentro do sutiã”, esclarece Alison.

As mulheres que colocaram próteses de silicone nos seios também encontram dificuldades para encontrar o sutiã do tamanho certo. Algumas delas partem para a confecção sob medida. A costureira Elaine Santin, de Cascavel, tem clientes que solicitam este serviço. “Algumas mulhere,s preferem mandar fazer o sutiã porque não encontram opções no mercado. Elas ficam entre o G e o GG. Ou entre o 44 e o 46”, salienta.

Tamanho correto também ajuda no visual

Além dos benefícios para a saúde, o sutiã correto influencia diretamente no resultado do visual. Seja para não deixar o sutiã aparecendo entre os botões da camisa ou na hora de escolher um vestido aberto nas costas. Para a consultora de imagem e estilo pessoal Lilia Damiani, do Centro de Moda Curitiba, o sutiã adequado valoriza o busto e equilibra as proporções. “Além de favorecer o busto, o sutiã certo não vai incomodar, machucar ou sair do lugar”, afirma.

A consultora explica que um sutiã largo não ajusta o busto de forma eficaz e necessária. “Faz volume debaixo da blusa e, provavelmente, vai ficar com a alça caindo. Um sutiã apertado demais cria aquele visual de peito esmagado, criando camadas, e isto fica visível por cima da roupa”, indica. Lilia ressalta que um sutiã branco liso, outro preto liso e um cor de pele, com opção de tirar as alças, já são suficientes para o dia a dia. “Os sutiãs com renda ou detalhes mais sensuais devem ser usados por baixo de tecidos mais firmes e estruturados”, aconselha.

Voltar ao topo