Cores variadas vão dominar a Primavera e o Verão

Pode parecer redundância, mas a primavera e o verão prometem ser tropicais. E mais do que a temperatura registrada nos termômetros, a moda vai ser quente nas próximas estações com estampas florais, geométricas, étnicas junto com cores fortes e o neon, que está de volta. Democrática, a estação mais quente do ano também tem espaço para o preto e o branco e ainda uma das principais referências deste ano: as estampas em azul, no estilo dos azulejos portugueses.

Marco André Lima
Consultora Fabíola Monteiro ensina a ficar na moda na temporada primavera/verão.

A convite do TDelas, a consultora de moda e imagem Fabíola Monteiro foi até o Shopping Estação, em Curitiba, para mostrar o que está reservado para a moda feminina nas próximas estações. “Podemos dividir as tendências em dois grupos: um lado mais minimalista, com formas retas, mais clean, preto e branco ou ainda produções monocromáticas, além da possibilidade do branco total”, afirma ela, que também revela uma forte presença de cores e estampas nas peças de roupas. “Por outro lado temos uma tendência bem colorida, com estampas florais grandes, desenhos de frutas, étnicos e inspiradas nos animais”, explica.

Seda, viscose, algodão e jeans estão entre tecidos os mais presentes, junto com as transparências, outra forte tendência da estação que promete estar em roupas, calçados ou acessórios. As saias curtas, lápis e no comprimento mídi também estarão em alta, mas Fabíola indica fazer a composição com salto alto, já que o uso do sapato baixo pode achatar a silhueta.

O macacão volta com tudo e, para as calças a moda será o comprimento cropped, logo acima do ossinho do tornozelo, ideal para vestir com o top que deixa parte da barriga à mostra. E com tantas opções, a consultora de moda e imagem dá ainda uma dica para quem pretende compor um look que estará em alta: bom senso nas composições.

Marco André Lima

Moda no pé

As opções são para todos os gostos de cores, tamanhos, estilos e materiais. Os calçados para o verão apostam em sandálias gladiadoras, anabelas e rasteiras, com transparências e pedrarias. A coleção da Bottero, por exemplo, explora ainda as cortiças, cordas, ráfias e telas, que surgem acompanhadas de couros gravados e atanados. Na paleta de cores os tons são mais descontraídos, como esmeralda, violeta, coral e azul Klein. As sapatilhas também continuam em alta. “Os detalhes vazados, recortes a laser, aplicações e fivelas ganham destaque nos produtos”, afirma o responsável pela imagem institucional da marca, Luiz Roberto Bianchi.

Marco André Lima
Além das cores, as mulheres poderão escolher as versões tradicionais de sapatos, mas com detalhes diferentes como a transparência.

Já a Crysalis se inspirou em aspectos minimalistas e no clean dos anos 40 e 50. O estilo gladiadora também é a forte tendência da marca, que aparece em rasteiras, saltos (de todos os tamanhos e estilos como alto, médios, baixos, grossos ou finos) e plataformas, junto com “as estampas geométricas, combina&cced,il;ões de preto e branco e o charmoso black & gold”, de acordo com o diretor João Carlos Wilbert. “A tendência dos brilhos aparece através do hotfix, glitter, furta-cor e pedrarias. Os detalhes em laser cut são mostrados por recortes e vazados”, apresenta. O verniz promete sofisticar materiais com a napa, a camurça e o nobuck, enquanto a aposta é em cores com tons pastéis, terrosos e coloridos. “Fazendo referência ao estilo punk rock, os modelos aparecem com placas de metais, spikes, tachas, triângulos e pirâmides”, complementa.

Marco André Lima

Miscelânea de cores

Cor é o que também não falta quando o assunto é maquiagem e esmaltes inspirados no verão, com tons fortes e alegres. A tendência é, junto com os lábios coloridos, compor o make com delineador nos olhos e brilho nas pálpebras. A cor vai aparecer tanto na sombra – metalizada, principalmente – como nos delineadores, que desta vez não ficam restritos ao preto.

Marco André Lima
Não vão faltar opções de cores para batons e esmaltes.

Entre as mais de 100 cores de batom da marca quem disse, berenice?, os modelos de caneta batom foram lançados especialmente para a estação, nas cores corale, rosere, laranjere e vermerê. “Apresentamos a novidade em cores vibrantes e com acabamento cremoso, que tem alta cobertura, além de hidratar os lábios”, destaca Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca.

Para as unhas, a marca apostou nas frutas, com os tons verdiwi, morangosa, melanciô, bananarela e acerolaiá. “Com a coleção Na Quitanda, convidamos as mulheres a agarrarem as cores da primavera. São cinco novas cores que trazem o frescor e a leveza da estação. Nosso objetivo é que elas aproveitem ainda mais a alegria da estação junto com a marca”, complementa Vanessa. A criatividade também está presente na coleção Nuvens de Cor, da Impala, que se inspirou na imaginação e nos sonhos em oito cores que passam pelo rosa, vermelhos, nude, azul e laranja.