Mulheres de Sucesso: Clube de Mães da Vila Torres

Presidente do Clube de Mães da Vila Torres há quatro anos, Irenilda Arruda, 44 anos, está envolvida no projeto desde 1998. Mas, seu trabalho voluntário começou muito antes, quando percebeu que, além de infraestrutura para a vila, era preciso capacitar os moradores. Hoje, Irenilda organiza ações sociais de capacitação, geração de renda e lazer para os cerca de cinco mil habitantes da comunidade.

– Qual o trabalho do Clube de Mães?

O Clube de Mães desenvolve projetos sociais, com foco na interação, integração e conexão da comunidade com o mundo. Temos o portal Vila Torres Digital (www.vilatorresdigital.com.br), a rádio web, a biblioteca comunitária (foto) e ainda oferecemos internet gratuita para a comunidade. Também realizamos cursos de capacitação profissional.

– Quais cursos são oferecidos?

As mulheres têm que ter condições de seguir em frente. Oferecemos cursos de cabeleireiro e manicure, por exemplo. Aqui também é um espaço para terapia, autoestima e valorização, com aulas de ioga e pintura. Ainda temos o projeto Sinergia, que produz bolsas com materiais recicláveis. Ao mesmo tempo em que há geração de renda, trabalhamos a conscientização ambiental, já que 30% dos moradores são coletores de materiais recicláveis.

– Sempre atuou na área social?

Nasci em Palmitópolis-PR (540 km de Curitiba) e vim morar na vila com sete anos. As associações brigavam por estrutura, por rua e esgoto, mas faltava a área social. Era preciso parar com o assistencialismo e envolver as pessoas, preparando a comunidade para o mercado de trabalho. Quando a pessoa se capacita, é pra sempre. Ninguém tira isso dela.

– Como o fato de você ser mulher ajuda na realização do seu trabalho?

A mulher tem um jeitinho diferente de lidar com o povo, tem compreensão. Ela sabe como se aproximar, como conquistar. Não que os homens não tenham, mas é diferente, o homem não tem tanta paciência. O nosso trabalho pode não mudar o mundo, mas faz diferença.

– Qual item nunca falta na sua bolsa?

Sempre é bom ter um batom e um protetor solar.

Voltar ao topo